Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Prazo para entrega da “Rais” vence dia 21, diz Acim

Notícias 17 de março de 2014

Empresas com mais de 11 funcionários só poderão entregar a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a partir deste ano, somente através certificado digital, por determinação do Ministério do Trabalho e Emprego. “O prazo de entrega é até dia 21, sexta-feira que vem”, avisou o secretário da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Luis Leite, que atua na área de contabilidade. “Todos os estabelecimentos que possuírem 11 ou mais empregados deverão, a partir deste ano, utilizar um certificado digital válido, padrão ICP Brasil, para transmitir a declaração da Rais”, explicou. “A obrigatoriedade também inclui a entrega por parte dos órgãos da administração pública”, acrescentou o dirigente da associação comercial mariliense. 

De acordo com o diretor da Acim em ambos os casos, podem ser usados os certificados e-CPF ou e-CNPJ, tanto do tipo A1 quanto A3. “Através da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), disponibilizamos esses documentos digitais”, disse o presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao fazer o alerta as empresas, as repartições públicas e aos representantes legítimos que se antecipem e providenciem, em tempo, a obtenção de um certificado digital, para que a entrega da Rais possa ser feita dentro do prazo. “Depois do dia 21 de março o empresário pode encontrar dificuldades”, avisou.

Trata-se de mais uma utilização do certificado digital, documento eletrônico que tem validade jurídica e é capaz de identificar com segurança pessoas ou empresas no mundo virtual, para troca de documentos, mensagens e dados. Segundo o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, outros pontos relevantes relacionados ao uso da certificação digital são: a redução de custos (com papéis, impressão e deslocamento), a autenticidade e a praticidade. “É possível fazer este trabalho pela Internet com uso do certificado digital que é totalmente seguro”, garante o dirigente da associação comercial. “A Boa Vista Serviços, que nos assessora na Certificação Digital em nossa sede, também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação”, informou José Augusto Gomes. “Ela é Autoridade Certificadora credenciada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação”, frisou.

Para as empresas que possuem dez ou menos funcionários é facultativo o uso do certificado digital para a entrega da declaração. O prazo de entrega da declaração da Rais, ano-base 2013, iniciou-se no dia 20 de janeiro e termina no dia 21 de março, conforme Portaria nº 2072, publicada no Diário Oficial em 3 de janeiro. A entrega da declaração é obrigatória e o atraso no seu envio está sujeito a multa conforme previsto no artigo 25 da Lei nº 7.998, de 11/01/1990. Para a transmissão da declaração da RAIS de exercícios anteriores, com empregado, também será obrigatória a utilização de certificado digital, inclusive para os órgãos da administração pública, conforme informação do Ministério do Trabalho e Emprego.

A aquisição do certificado digital pode ser feita na sede da Acim, sendo possível comprar o certificado. Para isso é preciso agendar o melhor dia e horário para a validação presencial. “Ao comparecer na sede da Acim na data agendada, com os documentos obrigatórios, já sai com o documento pronto para ser usado de imediato”, tranquilizou o presidente da Acim.

Contato com a Imprensa

Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação
Tel: (14) 3454.5072
E-mail: redacao@eficaz.jor.br


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE