Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Prefeitura apresentará plano de revisão das ciclovias nos próximos meses, diz CET na Associação Comercial

Notícias 27 de julho de 2017

São Paulo, 26 de julho de 2017. O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), João Octaviano Machado Neto, afirmou hoje que a Prefeitura vai apresentar ao Ministério Público, em agosto ou setembro, um plano de revisão do circuito de ciclovias da cidade. A declaração foi dada durante encontro do Conselho de Política Urbana da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na sede da entidade.

Machado Neto fez palestra sobre ciclofaixa, velocidade e corredores. De acordo com ele, o objetivo do plano – que está sendo conduzido pela Secretaria de Mobilidade e Transportes – é adotar um índice de conectividade entre as ciclofaixas da capital, além de rever seus impactos nos locais em que atualmente existem. “Vamos entregar um estudo completo da cidade, fazendo uma revisão, uma discussão sobre o que foi implantando e os próximos passos, de maneira que vamos dar uma refrescada nessa discussão e abrir um outro cenário para falar sobre esse circuito cicloviário da cidade”.

Para o coordenador do CPU, Antonio Carlos Pelas, as ciclofaixas criadas na gestão anterior careceram de planejamento, o que torna urgente a necessidade de revisão. “Há ciclofaixas pintadas no chão, em todo e qualquer lugar, sem preparação adequada, passando por cima de buracos, por cima de bocas de lobo, por cima de árvores, cometendo diversos absurdos, simplesmente para pintar faixas”, criticou, adicionando que faltou diálogo com a sociedade durante a implementação. “Sempre nos atenderam de maneira gentil, mas nunca levaram em conta nossas reivindicações”.

Canal

Machado Neto, que esteve presente na ACSP ao lado de todos os gerentes regionais da CET, anunciou que pretende criar um canal de comunicação permanente entre a companhia, as prefeituras regionais e as 15 distritais que a Associação tem espalhadas pela cidade. A intenção é que isso não apenas propicie maior diálogo com a sociedade civil, mas agilize a comunicação de ocorrências, como falta de sinalização e semáforos quebrados. “É imprescindível que a sociedade esteja estruturada e todos trabalhem juntos para o bem da cidade”, comentou o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Semáforos

O presidente da CET também antecipou o lançamento, no início do ano que vem, de edital de parceria público-privada (PPP) para modernizar a rede semafórica da capital paulista. “É preciso conectar os semáforos e atuar neles remotamente. Temos que ter um sistema de inteligência do tráfego. Quando eu quero colocar um corredor funcionando, eu mudo os ciclos dos semáforos. Vamos poder fazer isso remotamente”, disse.

De acordo com números fornecidos por Machado Neto, dos seis mil semáforos da cidade, atualmente apenas 600 pode ser geridos de forma remota. Com o projeto, o objetivo é de que esse montante suba para no mínimo 80% ou 85%.

“Já estamos estudando o modelo econômico dessa PPP para que a gente venha rapidamente colocá-la e fazer essa mudança, aí sim, para um padrão que é o padrão da gestão João Doria”, afirmou.


Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE