Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Prefeitura vai instalar 40 câmeras de monitoramento, diz secretário municipal de Segurança

Notícias 13 de novembro de 2013

O secretário munipal de Segurança, coronel Sérgio Del Bel Júnior, também presidente do Conselho Municipal de Segurança (Consem), afirmou que a Prefeitura vai instalar 40 câmeras de monitoramento toda a cidade.

 

Ele fez a declaração em reunião do Consem realizada, na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro de 2013, no Salão de Reuniões da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 2.º andar, no Centro Histórico.

 

O encontro contou ainda com a participação do diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, pois a entidade é uma das integrantes do Consem.

 

Del Bel antecipou que 6 câmeras serão instaladas no Centro Histórico, mas ressalvou que todas as regiões da cidade serão contempladas. Inclusive algumas terão leitor de placas de automóveis, para possibilitar a identificação de veículos. "Foram definidos critérios técnicos, para colocação das câmeras em locais estratégicos, como áreas próximas a escolas e ruas de grande movimentação, por exemplo". Os pontos foram decididos em reuniões que envolveram a Prefeitura, a Polícia Militar (PM) e outras entidades interessadas.

 

A Guarda Municipal trabalhará em parceria com a PM, alertando sempre que uma situação exigir, afirmou Del Bel. "Não vamos zerar as ocorrências, mas será mais uma ferramenta que a Administração Municipal colocará à disposição da comunidade para a segurança pública".

 

O presidente do Consem informou aos conselheiros que, em data a ser definida, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, vai entregar novas viaturas para a Guarda Municipal (GM).

 

Ele antecipou que, no começo de dezembro de 2013, a Prefeitura deverá entregar a frota de quadriciclos e patinetes elétricos. Está em fase de licitação pública a aquisição de seis barracas a serem fixadas nos trechos de areia da praia entre os canais e que servirão de base para a Guarda Municipal e para a PM durante o verão. "Haverá também a distribuição de folhetos para a população, com orientações de segurança pública", adiantou Del Bel.

 

Atividade Delegada

 

Del Bel lembrou que, para a Atividade Delegada começar em Santos, falta a assinatura de autoridades do Governo do Estado de São Paulo. A Atividade Delegada permite que policiais militares atuem em prol do município conveniado - sempre dentro dos limites e critérios definidos no acordo.

 

Ele recordou que, para a Operação Verão, que terá início nos últimos dias de dezembro, o Governo Estadual deverá deslocar 250 PMs para reforçar o policiamento. Quando o convênio entre a Prefeitura de Santos e o Estado for assinado, o município poderá contar com 40 PMs a mais, dentro da Atividade Delegada, que atuarão em pontos de interesse da cidade.

 

O presidente do Consem disse que, na cidade de São Paulo, a Atividade Delegada se mostrou um sucesso, com o reforço do policiamento na Avenida Paulista, na Rua 25 de Março, no Largo da Teresa e no Largo da Concórdia, entre outros locais.

 

A atuação dos PMs na Atividade Delegada é restrita às atribuições do município - por isso, o convênio prevê o reforço do policiamento para combater o comércio ilegal de produtos nas ruas.

 

"Na minha visão hoje", declarou Del Bel, "considero que uma das decisões mais importantes do prefeito foi aceitar a Atividade Delegada para Santos".

Ambiente

 

Del Bel disse a questão do ambiente de um determinado local é fundamental para oferecer segurança. "Um ambiente deteriorado é um caldo que favorece o crime, apontam estudos científicos internacionais e nacionais também".

 

O presidente do Consem recordou o caso do Clube de Regatas Santista, na Ponta da Praia, que ficou abandonado por um determinado tempo, devido a pendênciais judiciais. Enquanto a área do clube estava abandonada, aumentaram as ocorrências no bairro, registradas pela polícia. "Após o prédio ser demolido e o terreno devidamente cercado, reduziram as ocorrências".

 

Ele citou que uma das melhores atitudes de segurança, por exemplo, é ter pessoas na calçada da casa, sentadas em cadeiras de praia, conversando, com as crianças brincando.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE