A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o Instituto Pró-Criança firmaram parceria para a criação da 20ª turma do “Preparação para o Mundo do Trabalho”, projeto desenvolvido pelo Senac que tem o objetivo de apresentar aos jovens um panorama do mercado de trabalho através de aulas que abordam temas como: compreensão do trabalho coletivo e processos produtivos; funcionamento e as hierarquias de uma organização; identificação de oportunidades do mercado de trabalho para jovens; orientações sobre as escolhas profissionais; comunicação oral e escrita; atendimento de excelência; deveres e direitos do trabalhador; respeito à diversidade e muito mais. O acesso é gratuito.
“A iniciativa de preparar jovens para o mercado de trabalho tem sido estabelecida pela ACIF e Pró-Criança desde 2018, em diferentes formatos. Neste ano, unimos forças para estarmos juntos neste importante projeto do Senac, que tem tudo a ver com os trabalhos de geração de oportunidades que temos construído ao longo desses 5 anos”, afirma o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge.
De acordo com a superintendente Pró-Criança, Ana Maria Minervino Balieiro, os feedbacks das famílias cujos filhos integram as iniciativas do tipo têm sido positivos.
“O que sempre temos de pós desses cursos são os nossos alunos, e também os pais, que voltam e nos falam que o curso foi o maior diferencial do currículo deles, na vida deles, um divisor de águas, que eles se tornam mais maduros, seguros, prontos para o mercado de trabalho”, contou Ana Maria. “Nesse ano, agregamos também toda a experiência do Senac com professores e estrutura de ponta. Tenho certeza que será um curso brilhante. ACIF, Pró-Criança e Senac, uma parceria que veio para durar.”
O gerente do Senac Franca, Fábio Leme, também acredita na força desta parceria. “A parceria e iniciativa são importantes para captação e preparação de jovens em situação de vulnerabilidade social para escolha profissional e busca de posições no mercado de trabalho, possibilitando a estes desenvolvimento profissional, humanos e inserção social, contribuindo com a transformação da sociedade.”
As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, desde maio, na sede da ACIF com docente do Senac e jovens encaminhados pelo Pró-Criança, como os estudantes Felipe Figueira Cintra, de 14 anos, e Renata Cassielen Cardoso, de 16 anos. O irmão mais velho de Felipe já havia participado da qualificação e a mãe pediu para que ele se inscrevesse, também, por ter visto um bom resultado para o filho mais velho.
“Além da minha mãe, meu irmão também me indicou o curso. Estou achando bem diferente do que a gente está acostumado na escola. Estou gostando bastante, o conteúdo é diversificado e importante para abrir nossos olhos para o mercado de trabalho”, disse.
Já Renata afirma que o curso tem, ainda, a auxiliado na parte de socialização. “Eu não saio muito de casa e o curso tem me ajudado a socializar com as pessoas e também a escutar. O curso pede concentração, mas as atividades são bem descontraídas, te fazem pensar e interagir.”.