Concurso com prêmios às mulheres empreendedoras da cidade, reforço do diálogo com forças policiais e poder público, mentoria gratuita, cursos a valores acessíveis e especiais para associados e campanha de estímulo às vendas foram algumas das ações realizadas pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí ao longo de 2021.
O presidente, Mark William Ormenese Monteiro, que em setembro foi reeleito para o cargo para o biênio 2022/2023, diz que 2021 foi um ano que começou com muita esperança e a sensação de que o pior havia passado. “Mas no decorrer dos meses, percebemos que não seria como imaginávamos. A segunda onda da Covid-19 trouxe novas incertezas e novos desafios, mas também muito aprendizado, o que nos fez ter ainda mais paciência, coragem e sabedoria.”
Mark diz que a Associação Comercial teve que trabalhar ainda mais para apoiar o empreendedor e o associado, equilibrando outros esforços e conhecimentos em meio ao cenário desafiador. “Isso nos fez realizar muitas ações que ainda não eram de nosso pleno conhecimento. Mudamos e mudamos rápido, sempre com o objetivo de defender e fomentar os interesses de nossa classe, colocando a Associação no lugar do protagonismo que ela sempre mereceu.”
O presidente cita a atuação da ACE Jundiaí durante o período de restrição do comércio por conta do Plano SP do Governo do Estado. “Intensificamos o diálogo com a Prefeitura de Jundiaí para solicitar alterações de horários e abertura do comércio”, conta. “Também reforçamos o diálogo com representantes das forças policiais para solicitar mais segurança em centros comerciais da cidade.”
Durante a pandemia a ACE Jundiaí migrou vários serviços para o online e um deles foi o grupo de negócios Unace. Em 2021 os participantes continuaram se reunindo pela tela do celular ou do computador e mesmo assim geraram resultados positivos. “De janeiro a dezembro de 2021, mesmo com a pandemia, foram gerados R$ 6,2 milhões em negócios fechados. E o que isso significa? Dinheiro no bolso do empresário”, diz Mark.
Por meio de seu Instituto de Dados a Associação realizou pesquisas em datas especiais para o comércio, para entender as intenções e comportamento de compra dos consumidores da cidade. Ao longo do ano a entidade colocou equipes nas ruas para entrevistar as pessoas nas principais ruas do Centro e bairros como Ponte São João e Vila Hortolândia e realizou pesquisas no Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e no Natal.
As principais ações realizadas no ano estão disponíveis no site da ACE, no arquivo Presta Contas ACE 2021, no link: https://www.acejundiai.com.br/prestacao-de-contas/
Para 2022 os desafios continuam. O presidente Mark diz que a diretoria já está trabalhando nas próximas ações e projetos. “Temos a esperança de que será um ano melhor do que foi 2021 e a ACE continuará atuante e trabalhando para que isso aconteça.”