Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Presidente da ACSP repercute números do IBGE sobre varejo nacional

Notícias 13 de dezembro de 2016

São Paulo, 13 de dezembro de 2016. O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, comentou os números do varejo nacional divulgados hoje pelo IBGE.

Ele observa que o desempenho negativo no décimo mês – provocado em parte pelo dia útil a menos neste ano – não altera as projeções de queda para o acumulado de 2016.

Burti ressalta também a forte retração no setor de supermercados, mas pondera o papel do chamado atacarejo nesse segmento. “É claro que a inflação, a massa salarial e o desemprego têm contribuído para a queda dos alimentos. Mas é importante observar que houve também uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a fazer parte de suas compras no chamado atacarejo, que não é medido por essa pesquisa do IBGE”, afirma.

De qualquer maneira, os recuos consecutivos nos setores de supermercados e também de farmácia, consideradas áreas de primeira necessidade, “saltam aos olhos”, diz o presidente da ACSP e da Facesp. “A expectativa é que esses segmentos voltem a crescer no ano que vem. Já os segmentos mais dependentes do crédito ainda vão ter que esperar a intensificação das quedas da taxa de juros, se ela vier”, salienta.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287  

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE