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Presidente da Associação Comercial de SP e da Facesp comenta o desempenho do varejo brasileiro em maio

Notícias 12 de julho de 2017

 Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), analisa os resultados do varejo nacional divulgados hoje pelo IBGE.

“Numa visão geral, os dados de maio são bons, mas o cenário é nebuloso. Precisamos aguardar os números dos próximos meses para sabermos se realmente a economia se descolou da política. Diante do cenário atual, em que se assiste ao desenrolar das reformas e ao agravamento da crise político-institucional, não é possível projetar com segurança um futuro econômico”, afirma Burti.

Para ele, em comparação com maio de 2016, o crescimento de 4,5% do varejo ampliado em maio deste ano “aponta que as quedas da Selic e a liberação do FGTS podem ter estimulado vendas parceladas de produtos de maior valor, mais dependentes de crédito, como veículos, móveis, eletrodomésticos e material de construção”. O presidente da ACSP lembra que o varejo também foi beneficiado pelo dia útil a mais em maio de 2017.

Já a variação negativa de 0,7% na passagem de abril para maio de 2017 “pode ser indício de que a confiança do consumidor está sendo afetada pelas incertezas que a turbulência política gera”, comenta Burti. O destaque positivo de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%) reforça que “são itens de primeira necessidade para o consumidor e, portanto, não têm suas vendas afetadas diretamente pela instabilidade política”.


Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

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