Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Presidente da Associação Comercial de SP e da Facesp comenta desempenho do varejo brasileiro em julho

Notícias 13 de setembro de 2016

São Paulo, 13 de setembro de 2016. Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), repercute os dados do comércio brasileiro em julho, divulgados hoje pelo IBGE.

“As retrações das vendas continuam fortes nos varejos ampliado e restrito, em relação ao ano passado. Nossa expectativa é de que a queda vá diminuindo e o mês de dezembro apresente o mesmo nível de dezembro de 2015, ou seja, crescimento zero. Não salvaria o ano - que fechará com retração - mas o primeiro passo para crescer é parar de cair”, diz Burti.

Ele acrescenta que a tendência de equilíbrio nos próximos meses vai se dar pelo efeito-base. “O segundo semestre de 2015 foi muito fraco, o que ajuda com alguma reação nos números em 2016. Assim, poderemos começar 2017 em condições de crescimento, embora modesto”.

Segundo o presidente da ACSP, há espaço para otimismo quanto ao futuro, já que os principais problemas políticos foram resolvidos e, assim, o Congresso pode debater e aprovar medidas em direção ao ajuste. “Espera-se também que o Banco Central comece a diminuir a taxa de juros - mesmo que seja na última reunião do ano - assim que a inflação retomar a tendência de baixa, o que vai destravar a economia e materializar as expectativas”.

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3938 / (11) 97497-0287

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE