A primeira prévia de atendimentos da Campanha Acertando suas Contas, que ocorre em Campinas até o dia 20 de dezembro, no escritório da Boa Vista SCPC, localizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), apontou o crescimento da média de encaminhamentos dos inadimplentes em 123,57%, no período de 21 a 30/11.
Embora o número de consultas tenha caído 17,34% em relação ao mesmo período ano passado, o aumento do percentual da média de encaminhamentos é significativo, já que revela maior disposição do consumidor em resolver suas pendências. “O número de empresas participantes tem papel fundamental para esse desempenho. São mais de 40 entre comércios e serviços, com condições especiais para que o consumidor negativado consiga acertar suas contas”, diz Adriana Flosi, presidente da ACIC.
O atendimento ao público começa com a consulta gratuita dos débitos, por meio do CPF. Com a disposição da pessoa em buscar negociação, ela recebe um voucher para se dirigir até a empresa na qual está inadimplente e, assim, obter condições especiais para a quitação do débito, como isenção de multa e desconto igual ou acima de 30% nos juros. Exceto no caso da Sanasa e da CPFL, que contam com balcão de atendimento no próprio local.
Este ano a expectativa é atender cerca de 18 mil pessoas durante os 30 dias da campanha, o dobro da edição 2018, quando foram realizadas nove mil consultas de CPF. Essa perspectiva expansionista se deve principalmente a alguns fatos: a liberação de FGTS e do PIS/PASEP, e o incentivo para entrar no Cadastro Positivo, que oferece vantagens para quem está em dia com suas contas, como juros mais baixos e facilidade de crédito. Também neste ano a iniciativa ganhou um site próprio para a população e comerciantes consultarem e tirarem suas dúvidas. O endereço na internet é o: http://acertandosuascontasacic.com.br/.
Serviço
Os atendimentos, excepcionalmente durante a campanha, serão feitos pela Rua José Paulino, 1.111 - Centro, Campinas, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 12h30, no sábado.
Confira os números:
Período: de 21/11 à 30/11 de 2019
Ano 2018 2019 Comparativo
Qtde. Consultas 4.181 3.456 -17,34%
Encaminhamentos 125 231 84,80%
Média encaminhamentos 2,99% 6,68% 123,57%
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