Twitter Facebook Instagram

Procura por contratação de estagiários pode crescer na retomada da economia

Notícias 26 de agosto de 2020

Redução de salário e jornadas ou suspensão de contrato trabalhistas são medidas emergenciais usadas por empresários para preservar empregos durante a crise provocada pela Covid-19. A recuperação do mercado de trabalho ainda é incerta e as dificuldades na manutenção de antigos salários podem estimular ainda mais a contratação de estagiários.

Segundo dados da Agieer Estagiários, em 2019 houve um aumento de 12% no volume de contratação de estagiários em relação ao ano anterior. Para 2020 este índice é o mínimo esperado, segundo o diretor executivo da empresa, Eduardo Collinett. “Nos últimos dez anos as contratações só cresceram”, conta. “Para 2020, mesmo com a crise, temos boas expectativas porque este é um caminho viável financeiramente para o empregador”, diz. “Além da viabilidade financeira, é uma oportunidade para reformular, a médio prazo, o quadro de colaboradores.”

Eduardo explica que muitos empregadores entendem que é mais viável contratar um jovem talento, que está em processo de desenvolvimento e aprimoramento de suas competências, para a formação de um quadro qualificado. “Muitos preferem contratar este jovem como estagiário, treiná-lo para depois efetivar como colaborador.”

Com a contratação de estagiários, conforme a legislação, é possível até 45% de economia em relação ao funcionário CLT, dependendo do regime tributário. Mas a vantagem neste tipo de modalidade de contratação vai além do financeiro e, segundo o advogado Mark William Ormenese Monteiro, presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, pode auxiliar até na gestão do negócio e incentivar a inovação. “Além do talento, os jovens desta geração são muitos conectados e chegam ao mercado de trabalho cheios de novas ideias e precisamos disso dentro das empresas, principalmente no atual momento em que atravessamos”, diz. “Contratar estagiários é uma forma de mesclar gerações e também dar oportunidade para quem vai conduzir o futuro do país.”

Para estimular o mercado de trabalho entre os jovens e ao mesmo tempo oferecer mais uma alternativa para apoiar o empresário, a ACE Jundiaí fechou outra parceria com a Agieer para juntas oferecerem o Gestor de Estágios, um serviço exclusivo para os associados de todos os setores/segmentos.

O Gestor de Estágios é um sistema ágil que otimiza o gerenciamento dos jovens talentos da empresa, atuando de forma ativa e diferenciada nos processos de formalização do estágio. Este sistema permite ao empresário a administração com controle, com acesso a uma plataforma online exclusiva. O serviço auxilia o empresário no cumprimento de prazos e atendimento à legislação. “É um sistema que oferece, por exemplo, controle de prazos e vencimento de contratos, mostra as avaliações periódicas a serem feitas, respeitando as determinações da legislação e traz modelos de recebidos de benefícios como bolsa-auxílio e auxílio transporte”, explica Mark.

As empresas associadas interessadas em usar este benefício da ACE Jundiaí podem entrar em contato com o whatsApp: (11) 97261-6534.

 


 

Parceiros

CACB SCPC SEBRAE Certisign