Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Procura por contratação de estagiários pode crescer na retomada da economia

Notícias 26 de agosto de 2020

Redução de salário e jornadas ou suspensão de contrato trabalhistas são medidas emergenciais usadas por empresários para preservar empregos durante a crise provocada pela Covid-19. A recuperação do mercado de trabalho ainda é incerta e as dificuldades na manutenção de antigos salários podem estimular ainda mais a contratação de estagiários.

Segundo dados da Agieer Estagiários, em 2019 houve um aumento de 12% no volume de contratação de estagiários em relação ao ano anterior. Para 2020 este índice é o mínimo esperado, segundo o diretor executivo da empresa, Eduardo Collinett. “Nos últimos dez anos as contratações só cresceram”, conta. “Para 2020, mesmo com a crise, temos boas expectativas porque este é um caminho viável financeiramente para o empregador”, diz. “Além da viabilidade financeira, é uma oportunidade para reformular, a médio prazo, o quadro de colaboradores.”

Eduardo explica que muitos empregadores entendem que é mais viável contratar um jovem talento, que está em processo de desenvolvimento e aprimoramento de suas competências, para a formação de um quadro qualificado. “Muitos preferem contratar este jovem como estagiário, treiná-lo para depois efetivar como colaborador.”

Com a contratação de estagiários, conforme a legislação, é possível até 45% de economia em relação ao funcionário CLT, dependendo do regime tributário. Mas a vantagem neste tipo de modalidade de contratação vai além do financeiro e, segundo o advogado Mark William Ormenese Monteiro, presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, pode auxiliar até na gestão do negócio e incentivar a inovação. “Além do talento, os jovens desta geração são muitos conectados e chegam ao mercado de trabalho cheios de novas ideias e precisamos disso dentro das empresas, principalmente no atual momento em que atravessamos”, diz. “Contratar estagiários é uma forma de mesclar gerações e também dar oportunidade para quem vai conduzir o futuro do país.”

Para estimular o mercado de trabalho entre os jovens e ao mesmo tempo oferecer mais uma alternativa para apoiar o empresário, a ACE Jundiaí fechou outra parceria com a Agieer para juntas oferecerem o Gestor de Estágios, um serviço exclusivo para os associados de todos os setores/segmentos.

O Gestor de Estágios é um sistema ágil que otimiza o gerenciamento dos jovens talentos da empresa, atuando de forma ativa e diferenciada nos processos de formalização do estágio. Este sistema permite ao empresário a administração com controle, com acesso a uma plataforma online exclusiva. O serviço auxilia o empresário no cumprimento de prazos e atendimento à legislação. “É um sistema que oferece, por exemplo, controle de prazos e vencimento de contratos, mostra as avaliações periódicas a serem feitas, respeitando as determinações da legislação e traz modelos de recebidos de benefícios como bolsa-auxílio e auxílio transporte”, explica Mark.

As empresas associadas interessadas em usar este benefício da ACE Jundiaí podem entrar em contato com o whatsApp: (11) 97261-6534.

 


 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE