Tradicional ponto mensal de networking da região, o Café da Manhã de Negócios da Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO), em sua 103ª edição, recebeu o professor Luiz Almeida Marins Filho para duas palestras, alcançando mais de 250 participantes, em dois dias de evento. O experiente consultor relembrou temas e assuntos abordados em seus 37 livros publicados, consolidando sua imagem midiática como uma celebridade no meio empresarial.
Marins apontou o que considera os pilares para o crescimento profissional, e sinalizou dicas e conceitos, que transformaram metodologias aplicadas por ele, nas grandes empresas que atuou, em cases de sucesso. “Quem pensa pequeno e quer ganhar no varejo, não compreende a força e perde no atacado. Pensar grande faz o empreendedor crescer, em todos os aspectos e sentidos”.
O professor deu diversos exemplos utilizados, com base em seus ensinamentos nas empresas gigantes que passou, como Ambev, Danone, Nestlé e até na Seleção Brasileira de Futebol, em 2001, durante a preparação para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão, que deram certos e podem ser usados atualmente. “Ações de conhecimento são inseridas àqueles que pensam grande e aceitam a correr riscos. É assim que se fortalece no empreendedorismo”.
O presidente da ACSO, Hygor Duarte, que participou dos dois encontros e impulsionou, com os presentes, a dinâmica de networking, destacou os ensinamentos apresentados por Marins. “Ter um mestre, como o professor, indicando caminhos e oferecendo todo um conteúdo diferenciado, que serve de motivação e projeta o sucesso, não tem preço. Esse é um dos objetivos da Associação Comercial de Sorocaba: propagar o conhecimento a quem está na luta para crescer e a continuar empreendendo”.
Participante pela primeira vez do Café da Manhã de Negócios, Taiguara Santos Barbosa, da XPutz Media, enalteceu a experiência. “Foi incrível, pois eu não conhecia o professor, e vejo que é um dos grandes gênios do Brasil na área dele. Foi muito bom perceber como ele conhece o comportamento humano. A aprendizagem vai servir bastante para o futuro da minha empresa, pois ele falou as maneiras de se ter sucesso e, principalmente, como manter o sucesso. Foi uma manhã [a experiência de participar do encontro] que investi no crescimento da minha empresa”.
O mesmo pensamento de Taiguara foi defendido por Salete Leão, da Terapia Integrativa. Para ela, o conteúdo absorvido no Café da Manhã de Negócios servirá para o dia a dia de suas atividades profissionais. “Foi uma manhã de muito aprendizado. Gostei muito”.
Para Cláudio Hemmann, da Ramires InOffice Coworking, a palestra “foi ótima”. “Acompanho o professor Marins desde o final dos anos 90 e início de 2000, quando era executivo numa multinacional em Sorocaba. Recebíamos semanalmente folhetos motivacionais escritos por ele e, com certa periodicidade, fazia palestras para nós. A didática de sua apresentação, por sempre estar buscando histórias da vida real, para exemplificar os pontos abordados, torna sua apresentação um ‘stand-up’, unindo conhecimento à distração, potencializando o aprendizado. As ‘10 Dicas para ser um Empreendedor de Sucesso’ me fizeram ver uma a uma em meu sogro, que é um empresário de sucesso sorocabano. O professor Marins é bem próximo a ele e o acompanhou, fazendo parte dessa trajetória de sucesso. Aí me veio a pergunta: ‘quem aprendeu com quem’? A resposta eu sei: ‘a união faz a força! Não se ganha um jogo sozinho’, e uma coisa posso afirmar: os 10 pontos foram testados”.
Durante os dois dias de encontro, seis participantes presentes foram agraciados, com sorteio de vagas, para a próxima mentoria organizada por Marins na Fazenda Chaparral, no próximo mês de março, local em que ministra cursos e acolhe o participante dentro dos programas de consultoria da Anthropos Empresarial. “A mentoria interna fortalece a cultura organizacional, pois incentiva a colaboração, o compartilhamento e a construção de relacionamentos sólidos”, ressaltou o professor.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.