Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Professor Moraes faz análise do comportamento financeiro do primeiro semestre

Notícias 03 de agosto de 2018

Balanço Econômico


Professor Moraes faz análise do comportamento financeiro do primeiro semestre


Nesta edição do Jornal Empreenda, convidamos o professor de economia, Antônio dos Santos Moraes Júnior, para falar um pouco sobre o comportamento financeiro de Batatais e região. Segundo ele, o mercado respondeu abaixo da expectativa, com leve recuperação no primeiro semestre deste ano e as projeções para os próximos meses não são animadoras.

Jornal Empreenda - Como a economia se comportou na nossa região e em Batatais neste primeiro semestre?
Prof. Moraes - Segundo os primeiros levantamentos o que se consegue observar foi um crescimento muito baixo, tanto na economia brasileira, como na economia de Batatais e de toda nossa região.
Iniciamos o semestre com uma expectativa muito melhor daquela que estamos terminando o semestre e, com uma projeção nada animadora para o restante do ano.
Tanto o mercado, como o Banco Central e o FMI tem revisado todas as expectativas de crescimento para baixo. Iniciamos o ano com projeções de crescimento na casa dos 3% e, atualmente, as projeções se reduziram para a metade, o que é muito pouco para uma economia como a brasileira, principalmente após um longo período de recessão.
EM - Houve recuperação econômica neste período? Quais são os indicadores?
Prof. Moraes - O crescimento do PIB do ano de 2017 foi de 1% e as projeções para este ano que estão em crescimento de 1,5%, números insuficientes para reduzir o terrível quadro de 13 milhões de desempregados.
EM - Como a Greve dos Caminhoneiros prejudicou Batatais? E no âmbito regional?
Prof. Moraes - Prejudicou a economia em geral, tanto do ponto de vista de prejuízos para várias atividades econômicas e vários produtores, quanto pelo aumento da inflação, mas, principalmente pela piora das expectativas por parte dos investidores que, segundo levantamentos, devem postergar ainda mais seus investimentos.
EM - Se tratando das vagas de empregos em Batatais e na região, pode-se dizer que está havendo recuperação?
Prof. Moraes - A pequena criação de emprego que alguns indicadores demonstram é insuficiente até mesmo para suprir a massa de trabalhadores que todo ano entra na disputa pelo mercado de trabalho.
Especificamente no município de Batatais, entre os meses de janeiro a maio deste ano, houve o acúmulo positivo de 462 vagas de emprego, porém, no mesmo período do ano de 2017 o saldo positivo foi de 482 vagas. Pode até parecer um saldo positivo interessante, mas este saldo positivo normalmente se reduz no final do ano, quando por questões sazonais muitos empregos são fechados.
EM - O que esperar para este segundo semestre? O mercado deve continuar desacelerado?
Prof. Moraes - Infelizmente sim, nada indica qualquer alteração substancial.
EM - Após a eleição deste ano para presidente esse cenário pode mudar?
Prof. Moraes - Por questões cíclicas que ocorrem em todas as crises econômicas, as recessões são seguidas por períodos de crescimento econômico, portanto, independente das eleições e de qualquer mudança de atuação econômica por parte do futuro governante a economia deve se recuperar. A dúvida ficará por conta do ritmo deste crescimento, mas vigoroso e duradouro no caso da eleição de um governante mais responsável ou, não tão duradouro e até mesmo caótico, caso venhamos a cair na tentação de elegermos um governante populista e irresponsável.
EM - Estamos chegando ao final da crise econômica e política?
Prof. Moraes - A única afirmação que posso fazer neste momento é que uma crise está intimamente ligada a outra. Nosso futuro econômico e social depende de nossas escolhas políticas. Só desejo que não venhamos a cair na tentação de soluções mágicas e governantes que se intitulam salvadores da pátria, pois as soluções exigirão sabedoria, sacrifício e muito trabalho. Não há parto sem dor.
Por fim quero terminar esta entrevista, lamentando o fato de não poder ter apresentado informações mais animadoras, mas reforçando meu otimismo com o país; certo de que no Brasil e em especial, em nossa cidade, há mais pessoas que querem que o país dê certo e que lutam no seu dia-a-dia para um futuro coletivo melhor, do que aproveitadores, que se valem da política em proveito individual.

Antônio Santos Moraes Júnior, Economista, Administrador de Empresas e Contador. Professor-mestre de Ciência Econômica e Política da Faculdade de Direito de Franca e do Uni-FACEF. É empresário e diretor da ACE-Batatais. E-mail: asmoraesjunior@gmail.com

 Vergilio Oliveira - Assessoria de Imprensa ACE Batatais

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE