Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Programa Alimento Seguro é tema de palestra em Franca

Notícias 13 de fevereiro de 2014

Fevereiro 2014 – Acontece neste dia 19, das 16h às 17h, no Centro de Educação Empresarial ACIF a palestra de sensibilização sobre as boas práticas para a higiene na estocagem, manipulação e distribuição de alimentos. O evento é realizado pelo Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP de Franca em parceria com a ACIF - Associação do Comércio e Indústria de Franca - e faz parte das atividades do PAS – Programa Alimentos Seguros. A palestra de sensibilização é totalmente gratuita e direcionada a empreendedores que trabalham no segmento de alimentação, como por exemplo, bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e outros.

Gilson Roberto Carbinatto, gestor de projetos do Escritório Regional de Franca, explicou que por aproximadamente uma hora serão abordados diversos assuntos relacionados às boas práticas para a higiene na alimentação, entre eles, a qualidade da água, validade dos alimentos, saúde dos manipuladores, controle de pragas, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, entre outros. É importante salientar que a segurança dos alimentos implica na atuação em toda a cadeia. “O PAS trabalha simultaneamente com os vários elos da cadeia, promovendo maior interação entre as mesmas e maior compromisso de cada um em fornecer produtos seguros”, explicou Gilson.

Ministrado por consultores do Sebrae-SP, o PAS tem duração de quatro meses com aulas teóricas e consultorias individuais in loco. “O programa é composto de um diagnóstico prévio, 16 horas de aulas teóricas e 27 horas de consultorias na empresa. Trabalha simultaneamente com os vários elos da cadeia, promovendo maior interação e maior compromisso de cada um em fornecer produtos seguros”, explica Gilson Roberto Carbinatto, gestor de projetos do Escritório Regional do Sebrae-SP Franca, ressaltando que em sala de aula os participantes aprendem quais são os perigos mais freqüentes que ocorrem nos alimentos e como fazer para evitá-los. “Com as visitas ou consultorias, os consultores poderão observar as práticas e propor ações de melhoria”, diz Gilson.

Fabiano Alves de Paula, da Rotisserie à Siciliana e coordenador do grupo "Sabores da Franca", do projeto Empreender da ACIF, participou do PAS em 2013 e comentou que foi um projeto muito relevante principalmente para o consumidor final. “O Programa nos alertou sobre a importância de seguir as normas da Anvisa. Hoje a gente consegue garantir a qualidade do alimento seguro com pequenas ações que vão desde a produção até o atendimento. Neste período melhoramos o layout, investimentos em equipamentos e na capacitação de colaboradores que resultou num ganho para o cliente”, avalia.

O PAS

O PAS (Programa Alimentos Seguros) foi criado em 1998, por meio de uma parceria entre Sebrae e Senai com o objetivo de desenvolver uma metodologia para aplicar boas práticas de fabricação nas indústrias de alimentos. O Programa é baseado nos procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Ministério da Saúde.

O curso é realizado por meio de treinamentos para repasse dos assuntos técnicos em sala de aula e consultorias na empresa para demonstração dos procedimentos que devem ser adotados, e é apoiado em rico material ilustrativo. Nos encontros são abordados assuntos relacionados às boas práticas para a higiene na alimentação, entre eles, a qualidade da água, validade dos alimentos, saúde dos manipuladores, controle de pragas, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, entre outros. Com isso, o Programa contribui para aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos fornecidos reduzindo assim o risco das doenças transmitidas por alimentos aos consumidores.

Voltado às micro e pequenas empresas do setor de alimentação, o PAS visa conscientizar e orientar os empreendedores sobre as boas práticas durante a produção, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos. “Espera-se com o trabalho que as empresas passem a oferecer produtos seguros para os consumidores, atendendo as legislações vigentes, sem sofrerem penalizações pela vigilância sanitária”, afirma Gilson.

Objetivos

Contribuir para a implantação das boas práticas de fabricação, manipulação, transporte e distribuição de alimentos;

Oferecer alimentos seguros (com qualidade e confiabilidade) aos consumidores;

Reduzir os custos operacionais com a redução de desperdício, redução de retrabalho, redução do índice de reclamação de clientes;

Atendimento à Legislação – por exemplo, Resolução nº 216 da ANVISA, publicada em 15 de setembro de 2004.

Formas adequadas de armazenamento; atender a legislação e, principalmente, entregar aos clientes alimentos livres de contaminação.

Além disso, o treinamento tem como objetivo capacitá-los para as boas práticas, que abordam higiene pessoal, higiene do local de trabalho, dos utensílios utilizados, armazenamento dos ingredientes utilizados nas preparações, qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores, temperaturas adequadas.

Contato com a Imprensa

Fernanda Martins / Assessora de Imprensa
E-mail: imprensa@acifranca.com.br
Tel: (16) 3711-1719

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE