Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Programa Empreender, da ACIF, cria núcleo de produtores de cafés especiais

Notícias 09 de dezembro de 2019

Onze marcas já integram o grupo, que teve seu primeiro encontro na última semana; nesta quinta-feira, 12, novos interessados estarão na ACIF para conhecer a proposta

O mercado de cafés especiais da Alta Mogiana tem ganhado destaque no mercado internacional de forma rápida. Durante todo o ano de 2018, a venda do produto no exterior representou apenas 2% do total das exportações de Franca ao passo que, até o mês de setembro deste ano, esse percentual chegou a 30. Em moeda, isso representou um salto de U$ 1,7 mi para U$ 30 milhões, no período. Atualmente, o café produzido em Franca e cidades vizinhas é exportado para países como Japão, Coreia, China, Hong Kong, Estados Unidos e continente europeu. O levantamento foi feito pela ACIF em Revista do mês de novembro.

Entendendo a relevância deste mercado e a fim de fomentar o desenvolvimento coletivo, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) reuniu produtores locais e criou o Núcleo de Cafés Especiais do Programa Empreender. “Realizamos a primeira reunião do núcleo no último dia 5 e já temos 11 produtores no núcleo”, afirma o gestor do Empreender ACIF, Jaider Silva. “Discutimos temas como divulgação do café, técnicas de gestão, captação de compradores, plataformas de vendas, participação em feiras, turismo e capacitação de baristas”.

Novo encontro

A ACIF abrirá uma nova oportunidade para que mais produtores se unam ao grupo. Nesta quinta-feira, 12, às 9h, na sede da ACIF (Rua Monsenhor Rosa, 1940), os interessados em conhecer a proposta do projeto devem comparecer ao encontro de apresentação do núcleo. Não é necessário confirmação de presença.

 

Crédito da imagem: Divulgação/ACIF - imagem do 1º encontro do núcleo de cafés especiais do Programa Empreender, da ACIF

--

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE