Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Programa Empreender: Festival São João da Boa Mesa impulsiona setor gastronômico

Notícias 24 de novembro de 2016

São Paulo, 23 de novembro de 2016. Localizado a 200 km da capital, o município de São João da Boa Vista tem se destacado no setor de gastronomia nos últimos anos, desde que a Associação Comercial e Empresarial criou, em 2013, o Festival São João da Boa Mesa.

O evento é realizado uma vez por ano e foi criado no âmbito do Programa Empreender, que é uma parceria entre Facesp, CACB, Sebrae e Associações Comerciais.

O São João da Boa Mesa tem movimentado os restaurantes da cidade, aumentando o faturamento deles em até 40%, segundo relatos dos empresários. Durante a realização do festival, os estabelecimentos oferecem pratos de qualidade a preços promocionais. “Às vezes as pessoas não vão a certos estabelecimentos porque acham que são caros demais, mas o festival mostra que não é bem assim”, disse o agente de desenvolvimento do Empreender em São João da Boa Vista, Junior Correia.

O projeto foi um dos casos de sucesso apresentados no 17º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) nesta terça-feira (22/11), em Águas de Lindoia.

O festival caiu no gosto do público e hoje já conta com ampla cobertura da mídia local. A adesão dos jovens, segundo os organizadores, é um dos motivos de tanto sucesso.

A Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista cuida de toda a organização, incluindo o cadastro de estabelecimentos parceiros, a divulgação em redes sociais, o contato com a imprensa e a promoção em pontos estratégicos do município.

Na primeira edição, o Festival São João da Boa Mesa contou com 11 estabelecimentos gastronômicos. Atualmente, já são mais de 30, incluindo restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e cafeterias. “Esse é o caminho que temos que seguir: ouvir nosso público-alvo e fomentar as boas ideias. Dentro do núcleo, não somos concorrentes, somos parceiros”, afirmou o presidente da Associação, Antonio Baesso Jr.

Hoje, na Associação Comercial de São João da Boa Vista já existem sete núcleos setoriais nas áreas de autopeças, beleza, alimentação e turismo.

Sustentabilidade

No Programa Empreender, as associações são estimuladas a criar núcleos setoriais para congregar empresas de um mesmo segmento. Elas se reúnem periodicamente para discutir problemas comuns e buscar soluções. Muitas vezes se unem para comprar serviços e produtos e obter descontos junto a fornecedores. “É um programa imbatível, que fomenta realmente nossas economias locais”, enfatizou Cristina Montagnini, coordenadora do Empreender na Associação Comercial e Industrial de Mococa, um dos casos de sucesso apresentados no Congresso da Facesp.

Com cinco núcleos ativos, um dos grandes focos do Empreender em Mococa é na capacitação técnica dos profissionais. Cristina deu o exemplo do núcleo de vestuário. Antigamente, as costureiras de uma cooperativa tinham que pagar R$ 120 para um técnico consertar a agulha das máquinas de costura que usavam toda vez que davam problema. A associação, então, promoveu um curso para que essas costureiras aprendessem a trocar a agulha, gerando assim grande economia para o grupo de trabalhadoras.

Além dos cursos, Mococa investe em missões tecnológicas para que os empreendedores visitem as principais feiras e eventos de seu segmento de atuação. Com isso, eles conseguem não apenas ficar atentos às novidades da área, mas ampliar sua rede de relacionamento, entrando em contato direto com grandes fornecedores.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE