Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Projeto Guri anuncia os vencedores da 1ª edição do concurso Guri Consciente

Notícias 11 de novembro de 2013

Para promover a interação sociocultural por meio da música, o Projeto Guri, programa de formação musical da Secretaria de Estado da Cultura voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, realizou a 1ª edição do concurso Guri Consciente. A ação premiou 11 projetos, sugeridos por grupos de alunos, nas cidades de Araçatuba, Taquarivaí, Vinhedo, Piratininga, Sagres, Franca, São Carlos, São José do Rio Preto, Pindamonhangaba, Registro e Pilar do Sul. Os vencedores receberam uma verba para implantar seus projetos nestes municípios até o final de novembro.

 

O concurso é uma iniciativa da Amigos do Guri – organização que faz a gestão dos polos de ensino do interior e litoral de São Paulo – para  despertar e fortalecer a consciência cidadã entre os alunos do Projeto Guri, que completou 18 anos em 2013. As propostas apresentadas envolveram os quatro pilares do Guri Consciente ­– programa criado em 2008 pelos colaboradores da organização: “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, “Saúde”, “Ética e Diversidade”, e “Cidadania e Direitos”.  Uma comissão composta por educadores, especialistas em comunicação e desenvolvimento social da Amigos do Guri avaliou  as melhores ideias considerando alguns critérios, como: soluções para melhorar a vida da comunidade; relevância sociocultural; cooperação e participação de todos os integrantes do grupo e do público-alvo, sustentabilidade da ação - aspectos sociais, econômicos e ambientais; otimização de recursos; viabilidade para execução da proposta, com base em orçamento apresentado e originalidade.

 

Confira abaixo o projeto vencedor e onde será executado:

 

Regional Ribeirão Preto

 

Os alunos das aulas de madeira do polo de ACIF Franca criaram o projeto “O mês dos Guris na Apae de Franca”. O grupo promoverá um show beneficente, com a participação de educadores, alunos e ex-alunos do Projeto Guri de Franca, para arrecadar brinquedos - que serão doados à APAE de Franca. Durante a entrega, os guris farão uma apresentação especial e brincadeiras para promover a socialização entre ambas as instituições. O polo conta com a parceria da ACIF.

 

Formação do grupo: Pedro Belato de Freitas Barichello, 14 anos; Lauane Santos, 15 anos; Josias Matias, 13 anos; Lênin Sousa Alves, 14 anos; Bárbara Fernandes Bonattini, 16 anos; Lígia Marques Vicente, 14 anos; Beatriz Faleiros, 12 anos.

 

Serviço:

Projeto: O mês dos Guris na Apae de Franca

Dia: 26/11

Horário: 19h

Local: Castelinho

Endereço: Av. Miguel Sábio de Mello, 351 – Jd Santana – Franca/SP

 

 

Projeto Guri

www.projetoguri.org.br

 

Sobre o Projeto Guri no polo ACIF Franca

 

Desde 2005, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) é parceira do programa sociocultural que tem como objetivo a busca pela promoção da educação musical e da prática coletiva de música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

 

A entidade fornece o espaço físico, a manutenção, a infraestrutura e a segurança dos equipamentos. O local já foi ampliado duas vezes para atender a demanda de alunos. Cada mudança gerou maior espaço físico, novos cursos e mais vagas.

 

Atualmente a equipe é formada por 12 educadores, uma coordenadora, um auxiliar de coordenação e um auxiliar de Polo. Atende na Rua Ouvidor Freire, no Centro, 600 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que praticam canto coral, iniciação musical, teclado/piano, violão, cavaco, viola caipira, percussão, cordas friccionadas (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico), sopros: - metais (trompete, trombone, eufônio); - madeiras (flauta transversal, clarinete e saxofone).

 

 

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas em mais de 400 polos distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social, ambas ligadas à Secretaria de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Em 2013, o Projeto Guri comemora 18 anos de existência, tendo atendido, desde o início, cerca de 500 mil jovens, em todo o estado.

 

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br.

 

 

Contatos com a imprensa:               

 

Carolina Bessa / Assessoria de Comunicação 

Tel.:(11) 3323-3766

Email: carolina.bessa@inpresspni.com.br


 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE