Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Projeto Guri firma parceria inédita com a Orquestra Jovem de Franca

Notícias 25 de abril de 2014

Alunos do programa de educação musical do município colocarão em prática o conhecimento adquirido em aulas, por meio de ensaios, vivências e apresentações, ao longo do ano

Com o objetivo de promover a especialização musical e experiências práticas fora da sala de aula, o Projeto Guri – programa de educação musical da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – concretizou, em abril, uma parceria com a Orquestra Jovem de Franca (OJF).

Semestralmente, o maestro e diretor artístico da OJF, Nazir Bittar, selecionará alunos do projeto das formações de cordas friccionadas (violino, viola, cello e baixo) e sopros (trompete, trombone, clarinete, flauta e saxofone). O intuito é que alunos do polo de ensino em Franca entrem também para a Orquestra, participando, ao lado de outros músicos jovens, de ensaios e apresentações, e conhecendo mais de perto o universo profissional.

Os primeiros doze alunos já foram selecionados e iniciaram os ensaios no dia 15 de abril. Um concerto inédito está previsto para os dias 25 e 26 de outubro, com local ainda indefinido.

Muitos guris já participaram de apresentações da Orquestra como convidados, como o grupo de coro do polo de Franca (ACIF Franca) e o Grupo de Referência de Franca, composto por instrumentos de cordas dedilhadas (violão, cavaco e viola caipira). Por isso, a parceria surgiu deste convívio esporádico, com a proposta de tornar esta troca mais duradoura.

“A qualidade musical dos alunos do Guri é bastante elevada e o projeto tem uma intenção clara de desenvolvimento humano que vai ao encontro da missão da Orquestra Jovem de Franca”, afirma Nazir Bittar.

Criada em 2010, a OJF tem hoje 30 integrantes e é voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos, com o objetivo de desenvolver o ensino musical, com a mesma conduta e agenda de orquestras profissionais, além de trazer a música orquestral para o dia a dia da comunidade.

“Esta parceria estrutura uma rede de profissionalização para o ensino da música, possibilitando maior vivência dos alunos do Guri, por meio de concertos e projetos especiais realizados pela Orquestra Jovem. É ainda um incentivo à carreira”, avalia Marina Oliveira, supervisora educacional do Projeto Guri em Franca.

Jéssica Sena da Silva, de 15 anos, é uma das selecionadas do primeiro grupo fruto da parceria. Segundo ela, tocar na Orquestra Jovem proporcionará o aprofundamento de seu conhecimento musical, além de interagir com outros alunos. Jéssica, que quer seguir na carreira, toca cello e entrou no Projeto Guri há três anos. “Quando era bem pequena, adorava violino e sempre gostei de música, principalmente clássica. Conheci o cello no Projeto Guri e logo me apaixonei por este instrumento”, conta.

“Tocar no Guri e na Orquestra Jovem de Franca é uma grande oportunidade para me desenvolver e poder me tornar profissional. Gostaria de entrar para uma Orquestra e cursar uma faculdade de música. Nos ensaios da Orquestra, posso me aperfeiçoar em cada naipe e trocar experiências com alunos de diversos instrumentos”, diz Beatriz Falheiros de Sousa, de 13 anos. Beatriz, que aprende clarinete no Projeto Guri há três anos, estuda música desde os sete.

Caçula entre os selecionados e o mais novo da Orquestra, Gabriel Henrique Borges, de 9 anos, quer ser maestro profissional. “Estou aprendendo muito no Guri e nos ensaios da Orquestra. Fazer parte da OJS é uma experiência ótima. Eu já estudava pelo menos uma hora em casa, agora continuarei me aperfeiçoando”, conta ele, que toca violino e adora música clássica.

Outra importante iniciativa da parceria é a formação de um núcleo de música performática da Orquestra Jovem com o Coro do Projeto Guri de Franca, visando o aprendizado das mais diversas formas de música e cena, como operetas, oratórios, cantatas e musicais. Com cerca de 40 alunos, este núcleo ensaiará uma opereta inédita que será apresentada no município (ainda sem data definida).

O polo do Guri em Franca conta com a parceria da ACIF Franca (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e patrocínio da Arteris e Magazine Luiza.

Projeto Guri
www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CCR Autoban (municípios de Jundiaí, Campinas, Sumaré, Cordeirópolis, Nova Odessa, Santa Bárbara D´Oeste e Vinhedo); Arteris (municípios de Rio Claro, Jaú, Sertãozinho, Franca e São Carlos); Sky (municípios de Campos do Jordão, São Carlos, Batatais, Lorena e Taubaté); Duke Energy (municípios de Fartura, Rosana, Salto Grande, Mirante de Parapanema e Sandovalina); Deloitte (municípios de Vinhedo, Elias Fausto e Santa Gertrudes); Mercedes-Benz (municípios de São Carlos e Iracemápolis); Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP (Grupos de Referência); Azul (município de Campinas), Banco Votorantim (município de Itapeva); GRUPO BB E MAPFRE (município de São Carlos), Capuani (município de Tietê); CCR SP Vias (município de Itapeva); Grupo Maringá (município de Ourinhos e Itapeva); EDP (municípios de Aparecida, Lorena e São Sebastião); Magazine Luiza (município de Franca); Pinheiro Neto (município de Sorocaba); Supermercados Tauste (municípios de Bauru e Marília); Cipatex (município de Cerquilho); PPE Fios (município de Cerquilho); Secretaria de Cultura de Águas de Lindóia (município de Águas de Lindóia); Pirelli (município de Elias Fausto e Campinas); Pampilli (município de Birigui).

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas em mais de 400 polos distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social, ambas ligadas à Secretaria de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. O projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que, desde 1995, administra o Projeto Guri. De 2004 até hoje, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br

Informações para a imprensa:
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
www.inpresspni.com.br

Carolina Bessa – carolina.bessa@inpresspni.com.br
Tel.: (11) 3323-3766
Louise Archanjo – louise.archanjo@inpresspni.com.br
Tel.: (11) 3323-1529
Cárita Abdal – carita.abdal@inpresspni.com.br
Tel.: (11) 3323-1591

Mais informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura
Janaína Vieira – janvieira@sp.gov.br / (11) 3339-8169

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE