Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Projeto que aumenta custos e entraves para abrir empresa no Brasil pode entrar em vigor este ano, alerta ACSP

Notícias 30 de novembro de 2018

São Paulo, 30 de novembro de 2018. Projeto de lei que aumenta custos e entraves para abrir e fechar empresa no Brasil pode entrar em vigor este ano, alerta a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Trata-se do PL 10.044/2018, que após passar pelo Senado foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (28/11).

De autoria do deputado Milton Monti (PR-SP), o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter terminativo e, depois, para sanção do presidente Michel Temer. “Estamos correndo risco de retrocesso. Se for aprovada, a nova lei vai gerar mais demora, custos e entraves para abrir empresa porque impõe obrigações que não existem atualmente”, alerta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O projeto estabelece que os atos constitutivos para funcionamento de empresas, associações, sociedades e fundações precisam passar por um tabelião de notas. E condiciona a efetivação de contratos ao reconhecimento de todas as assinaturas dos sócios da empresa na presença do tabelião. “Hoje o processo não é presencial, é muito mais fácil, direto no cartório de registros. É mais uma obrigação que burocratiza e encarece o processo, e inclusive anula lei aprovada recentemente, que dispensa reconhecimento de firma para vários procedimentos”, diz Burti.

O presidente da ACSP também chama a atenção para o excesso de controle do Estado, em detrimento do funcionamento mais eficiente da economia e da melhoria do bem-estar da população. E defende “uma revisão dos penduricalhos que já oneram as taxas cartoriais, destinados a finalidades estranhas aos serviços prestados, e que representam tributação disfarçada sobre os usuários”.

Acompanhe tramitação do Projeto de Lei.

Leia também artigo do economista da ACSP Marcel Solimeo: Burocracia excessiva, face visível e perversa dos governos    

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE