Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Recessão estimula consulta ao SCPC da Acim

Notícias 07 de março de 2016



Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, analisa os dados do SCPC de 2016
 
Este ambiente de recessão, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, Libânio Victor Nunes de Oliveira, tem estimulado o número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da associação comercial local, visando maior segurança nas vendas pelo crediário. “Isso é importante, afinal, neste período complicado o comerciante não pode errar quando vender”, disse o dirigente ao observar elevação nas consultas de 2,29% no mês de fevereiro. “As consultas sobre os cheques e sobre as empresas também aumentaram”, analisou o dirigente ao verificar no mês de fevereiro crescimento de 3,11% e 26,12% respectivamente.

Para o presidente da Acim o fato do comerciante ter procurado se proteger mais, ao consultar o banco de dados do SCPC de Marília, demonstra o quanto está preocupado com a situação. “Quando o comerciante vende e não recebe ele é o que mais perde, afinal, fica sem a mercadoria, sem o valor correspondente e ainda tem que pagar os impostos e encargos”, disse ao sugerir ao lojista que realmente tome cuidado, afinal, o momento no comércio não dá margens elevadas para erro. “É preciso comprar bem e vender bem”, ensinou ao reconhecer que a dificuldade é grande, porém, “como sempre”, passageira. “É um período de incerteza, mas não de terror”, falou.

No mês de fevereiro foram realizadas 25.880 consultas ao banco de dados do SCPC, diante das 26.118 realizadas em janeiro. “Fevereiro teve menos dias úteis”, explicou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao notar os 25.301 consultas realizadas em fevereiro do ano passado. No total, este ano, são 51.990 consultas realizadas nos dois primeiros meses de 2016, com uma queda de 2,3% no mesmo período de 2015 que somou 53.221 consultas realizadas. “Janeiro é um mês fraco em consultas, principalmente por causa das férias escolares, porém, fevereiro o comércio começa a se intensificar, mesmo sendo um mês curto e com o Carnaval”, falou Libânio Victor Nunes de Oliveira que aguarda um 2016 com muita expectativa. “Que haverá uma mudança de grande impacto na economia, disso não tenho dúvidas”, opinou. “A dúvida é quando que isso acontecerá”, admitiu.

O número de consultas sobre os cheques emitidos também cresceu, apesar das constantes quedas diante da mudança de comportamento do consumidor que opta pelo pagamento em dinheiro ou através dos cartões de crédito. Foram realizadas em fevereiro 24.741 consultas sobre os cheques emitidos, diante das 23.994 realizadas no ano passado. No ano foram 50.082 consultas realizadas sobre aqueles que pretenderam comprar emitindo cheques. “Isto quer dizer, também, que muitos consumidores optaram pela compra com cheque, aumentando o risco do comerciante, por isso a consulta”, explicou o presidente da associação comercial que acha válida a atitude do lojista. Quanto as empresas, foram realizada 3.120 consultas de CNPJs nos relacionamentos comerciais entre empresas. Esse índice fez com que fosse 26,16% a mais do que fevereiro do ano passado, quando foram realizadas 2.473 consultas entre empresas. “Esse é outro bom sinal, já que as empresas estão tendo uma relação mercantil”, disse animado o dirigente mariliense sobre os dados do SCPC da Acim.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE