Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Recursos do FGTS estimulam vendas no varejo, diz Acim

Notícias 07 de julho de 2017

Exibindo

Comércio Varejista melhorou com a injeção do FGTS, segundo dados da ACSP e Facesp

A medida do Governo Federal em liberar parte do FGTS estimulou as vendas no comércio varejista na ordem de 1,2%, de acordo com levantamento da associação comercial da capital paulista, que realizou um trabalho na primeira quinzena com aumento médio de 2,4% em junho, com as vendas do varejo paulistano devendo encerrar o mês com alta média de 1,2% em comparação ao mesmo período de 2016. “Em junho, tivemos o Dia dos Namorados, a chegada do frio e o crescimento da massa salarial”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília. “Além disso, o uso dos recursos do FGTS inativo pelos consumidores foi fundamental para salvar o mês”, completou o dirigente local ao verificar as vendas no Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que serve de parâmetro para o comércio em geral.

Em junho as vendas a prazo e à vista apresentaram altas de 1% e 1,4%, respectivamente. O balanço registra também que nos primeiros seis meses de 2017, o comércio viu as vendas caírem em média 2,7% sobre o primeiro semestre de 2016; os recuos foram de 3,1% e de 2,3% nos sistemas a prazo e à vista, respectivamente. Já no ano passado, as vendas despencaram 11% no semestre. “A leitura é que a recessão perde força, mas não está superada”, afirmou Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Os juros precisam cair mais para que as perdas sejam neutralizadas e o setor volte a crescer”, pontua o dirigente brasileiro.

Sobre o mês anterior as vendas em junho subiram em média 0,8% (sendo 1,2% a prazo e 0,4% à vista), mesmo com um dia útil a menos. O desempenho se deve às festas juninas ao longo do mês, ao Dia dos Namorados e à Parada Gay (na capital paulista), que trouxe turistas de fora da cidade e do País para a cidade de São Paulo. “O desempenho do comércio deve seguir estável”, acredita Alencar Burti. “A boa notícia é que, depois de dois anos experimentando quedas, não há motivos para o cenário piorar no próximo mês”, analisa o dirigente da ACSP e da Facesp. Além disso o frio deve ajudar nas vendas da moda outono-inverno. Para ele, “a recessão pode ter ficado para trás, porém o ambiente político precisa melhorar para a retomada da confiança do consumidor”.

Para Libânio Victor Nunes de Oliveira o balanço de vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços, o que proporciona uma projeção para todo o setor. “Não tenho dúvidas de que a injeção do FGTS ajudou o comércio em geral, impulsionando a movimentação entre as lojas”, comentou o presidente da Acim que espera a manutenção do movimento, principalmente por ser o segundo semestre do ano, o que normalmente o desempenho das lojas é melhor. “Temos três datas importantes, sendo o Natal e o Dia das Crianças como os mais fortes, porém, o Dia dos Pais será semelhante ao Dia das Mães que foi razoável”, comentou o dirigente de Marília.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE