Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Reforço do patrulhamento tem início com ampliação do horário do comércio no centro e bairros

Notícias 06 de dezembro de 2013

A partir de hoje (6/12), quando o comércio de rua de Americana – centro e bairros – começa a funcionar em horário especial, tem início a “Operação Papai Noel” da Gama (Guarda Municipal de Americana), com reforço no patrulhamento da área central e dos bairros onde estão os principais corredores de comércio.

Esta ação especial, em virtude da grande circulação de pessoas por conta das festividades, contará com 140 guardas e 27 viaturas nas ruas e será realizada até a véspera de Natal, segundo informações apresentadas à ACIA pelo diretor-comandante da corporação, Adilson Bicalho.

Para o presidente da ACIA, Dimas Zulian, esta iniciativa é fundamental na prevenção de ocorrências. “Apoiamos este trabalho importante que visa garantir a segurança e tranquilidade tanto dos consumidores quanto dos empresários, sobretudo nesta época do ano, em que a movimentação na cidade é mais intensa em decorrência das compras de Natal”, destacou.

Sobre a “Operação Papai Noel”
Visa atender aos principais anseios dos comerciantes tanto da área central como de outros setores comercialmente ativos do município, como a Avenida Pascoal Ardito, no São Vito, a Avenida Iacanga, no Jardim Ipiranga, a Rua das Rosas, na Cidade Jardim, a Avenida Cecília Meirelles, no Zanaga, bem como na Rua Carioba. Os patrulheiros irão desempenhar trabalho preventivo, ostensivo e de orientação, tanto no combate à criminalidade como também na organização de algumas ruas do quadrilátero central.

“De 6 a 24 de dezembro Americana terá 140 homens e mulheres da GAMA no patrulhamento diário das ruas. Vamos nos antecipar aos fatores críticos realizando operações e orientação, já que a expectativa na concentração de pessoas nesta época do ano no comércio da cidade gire em torno de 15 a 20 mil por dia”, destacou Bicalho. Para atingir este contingente, inclusive guardas que realizam trabalhos internos na corporação passaram por treinamento recentemente e também estarão nas ruas, deixando temporariamente a função na sede.

Para atender a esta concentração na área central, 20 guardas farão patrulhamento a pé da Rua Cândido Cruz até a Avenida Dr. Antônio Lobo, número até maior, na proporção, do que o praticado durante a Festa do Peão, em que a Guarda Municipal tinha 30 homens no recinto para atender uma média de 60 mil pessoas. Até mesmo o esquema de trabalho foi alterado para esta época visando atender a demanda e garantir a segurança na cidade.

Viaturas do operacional, Base Móvel, Canil, Romep e também os Anjos da Guarda estarão empenhadas na operação e o Canil já iniciou, na segunda quinzena de novembro, patrulhamento também a pé pelo Centro com os cães de policiamento e faro.

Tráfego intenso - O trânsito da região também sofrerá intervenção da Gama, e a principal medida é proibir, neste período, o estacionamento do lado esquerdo na Rua Washington Luiz no trecho entre a esquina da Rua Fernando de Camargo e da Avenida Dr. Antônio Lobo, para melhorar a fluidez do tráfego na região, principalmente nos horários de maior concentração de veículos.

“Vamos trabalhar também em cima das três principais preocupações dos comerciantes do Centro, que são os fatores principais de perturbação: furto de veículos, guardadores de carros e a mendicância”, lembrou o diretor-comandante. “A ideia é inibir a presença dos flanelinhas com o patrulhamento maciço na área central da cidade, que vai contar com sete viaturas naquela região”, continuou.

Outra preocupação apontada pelos comerciantes foi a presença de vendedores ambulantes e os patrulheiros prestarão apoio ao setor de fiscalizações para que a Prefeitura coíba a prática. As outras 23 viaturas irão se dividir entre os demais setores para reforçando o patrulhamento nas demais áreas comerciais e também nos bairros.

Quatro viaturas ficaram estrategicamente posicionadas nos perímetros do quadrilátero central para a necessidade de um cerco. “A colaboração dos comerciantes é extremamente importante. Conseguimos coibir, ao longo do ano, muitas ações de furto na região da Avenida Pascoal Ardito, isso porque os comerciantes também se conscientizaram de que eles devem ser vigilantes e chamar pelo telefone 153 toda vez que notarem alguma movimentação ou atitude suspeita. Eles estão preparados para nos chamar a qualquer momento e estamos prontos para atender”, concluiu Bicalho.

 

Contato com a Imprensa

Asssessoria de Imprensa ACIA

Tel: (19)3471.3880

E-mail: imprensa@acia.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE