Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Restauração do Convento de Itanhaém aquecerá comércio

Notícias 16 de fevereiro de 2021

O presidente da ACAI, Roberto Campos, avalia como positiva a restauração do Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém, para o comércio da cidade. Quando o local for  reaberto para a visitação trará mais turistas para a região e consequentemente mais pessoas irão consumir e comprar nos estabelecimentos.

“Precisamos deixar claro que toda ação que visa restaurar ou conservar os patrimônios públicos será importante para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da cidade e 
a ACAI será sempre apoiadora e parceira nessas iniciativas. Além disso, neste momento de pandemia precisamos preparar Itanhaém para que a retomada seja rápida com o grande potencial turístico, comercial e econômico”, ressalta o presidente da ACAI, Roberto Campos.

A novidade foi divulgada na última semana após a deputada uma emenda emergencial ser liberada no valor de R$200 mil pela deputada federal Rosana Valle (PSB). Autoridades municipais, estaduais e federais se reuniram na última terça-feira (9) para discutir as medidas para a restauração do Convento. Peças de arte sacra do século 16, que foram furtadas, devem retornar ao local e serem restauradas.

As peças são um conjunto de quatro colunas salomônicas em estilo nacional português (século XVII), provenientes dos altares laterais do convento. Além de castiçais do altar-mor (tocheiros em madeira policromada e um crucifixo de procissão do século XIX) e a cabeça em terracota do Menino Jesus do conjunto da imagem de Santo Antônio. O Convento, construído no século XVI, foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em março de 1941.

Para o prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes, o Convento é uma um dos equipamentos mais importantes da região e da Baixada Santista. Esta verba irá auxiliar no restauro das peças que foram encontradas e estão ainda em Minas Gerais sob a responsabilidade do Ministério Público e iremos fazer a gestão para que estas peças sejam reinstaladas no local devido", afirma.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE