Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Restauro da fachada e torre marcam fim de mais uma etapa da restauração da Catedral

Notícias 03 de julho de 2015

Pesquisa revelou cor original, que já decora a frente do templo

Prestes a completar 241 anos, Campinas recebe restauradas a fachada e a torre da Catedral Metropolitana. Os detalhes de como essa etapa da restauração foi concluída serão apresentados na sede da Associação Comercial, amanhã, dia 03 de julho.

Na ocasião, o arquiteto responsável pela projeto, Ricardo Leite, explicará o andamento dos trabalhos às empresas patrocinadoras da restauração, feita por meio da Lei Rouanet, que permite o investimento em cultura via isenção fiscal. Ele também anunciará as novas etapas do projeto de restauro do templo.

A segunda fase da restauração está orçada em cerca de R$ 7 milhões, sendo que desse montante R$ 3 milhões já foram captados. As próximas etapas a serem executadas são a implantação dos sistemas elétrico, de luminotécnica e de sonorização, assim como o restauro da cúpula. A estrutura terá restaurados todo seu revestimento e a base que sustenta a imagem de Nossa Senhora das Graças, além de vitrais.

A presidente da Associação Comercial, Adriana Flosi, explicou ainda que é preciso garantir recursos para a manutenção da igreja. Segundo ela, investir recursos de renúncia fiscal numa restauração, sem pensar na manutenção, pode ser um desperdício. "É necessário ter a certeza de que o dinheiro aplicado não será perdido posteriormente por falta de um programa de manutenção do patrimônio", completou.

Cores
Após a apresentação do projeto, por meio de vídeo, patrocinadores, autoridades, representantes da Igreja e imprensa poderão observar na própria Catedral os detalhes das etapas finalizadas da restauração, entre elas a pintura feita na cor recém-descoberta e aplicada no prédio em 1923. "Foi após uma série de prospecções e estudos que chegamos ao amarelo-ocre", explica o arquiteto Ricardo Leite. Será possível ainda observar a restauração de obras, como as imagens dos anjos, dos evangelistas, de aves e de São Pedro e São Paulo.

Patrimônio
A Matriz Nova da Conceição começou a ser construída em 1807 e terminou 76 anos depois. A técnica da construção é a taipa de pilão - terra socada com pilão -, o que a torna o maior templo construído com esta técnica no mundo. Em 1908, com a criação da diocese, a igreja foi elevada à Catedral Nova Senhora da Conceição.
A Catedral foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Serviço:
Apresentação da conclusão da fachada e torre da Catedral Metropolitana de Campinas
Local: Associação Comercial - Rua José Paulino, 1.111, Centro - Campinas
Horário: 10h00 (Café da manhã)
10h30 (Coletiva)
11h30 (visita à Catedral)

OBS.: A imprensa receberá um kit com imagens e fotos do processo de restauração.

 

Assessoria de Imprensa ACIC
imprensa@acic.bz
www.acic.bz
T.: (19) 2104.9222

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE