A cidade de Ribeirão Preto recebeu, nesta sexta-feira (01/09), a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes.
O evento aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e contou com a presença da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, da Presidente da ACIRP, Sandra Brandani Picinato, do vice-prefeito de Ribeirão Preto, Daniel Marques Gobbi, e do vice-presidente da Facesp, Francisco Pinghera.
“É muito importante mostrar para os micro e pequenos empresários aqui de Ribeirão Preto as oportunidades na contratação de um aprendiz. É ele quem vai escolher o curso de qualificação que esse jovem irá fazer, de acordo com o perfil do local de trabalho”, comentou a secretária-executiva, Juliana Cardoso. "Esse programa é uma ferramenta de transformação social, diretriz do governador Tarcísio de Freitas, que pode mudar o futuro dos jovens que precisam de um primeiro incentivo para entrar no mercado de trabalho."
Sandra Brandani, presidente da Acirp, destacou a iniciativa. "É muito bom receber o Governo do Estado aqui, apresentando as inovações do Jovem Aprendiz Paulista, um programa que vem para acrescentar oportunidades de trabalho e crescimento para os jovens e que também vai ajudar muito as micro e pequenas empresas", disse.
“As Associações Comerciais são as legítimas representantes das MPEs e, por isso, agradecemos o governador Tarcísio, o secretário Guilherme Afif e a todos do Governo do Estado por incluírem a nossa rede associativista neste projeto tão importante”, afirmou Francisco Carlos Pinghera, vice-presidente da Facesp na região de Ribeirão Preto.
Segundo dados da Junta Comercial do Estado (JUCESP), mais de 116 mil pequenos negócios da região de Ribeirão Preto podem aderir ao Jovem Aprendiz Paulista, pois são classificados como “ME” ou “EPP”. A academia de natação “Nado Livre”, que atende desde bebês até a terceira idade em Ribeirão, é uma delas. A empresa já aderiu ao programa e contratou a aprendiz Emanoelhy Fernandes, de 15 anos.
O gerente Vinícius Camenforte conta que ouviu sobre o programa na rádio e resolveu pesquisar sobre o assunto. “Achei a iniciativa muito boa, acredito que os jovens tenham mais vontade de aprender e conhecer sobre as profissões. Com essa oportunidade, é possível proporcionar a eles experiências de vivência no mercado de trabalho”, afirma.
A aprendiz contratada, que está cursando o primeiro ano do ensino médio, deve começar na academia nos próximos dias. “Estou muito feliz e entusiasmada. Já estou aprendendo bastante no treinamento preparatório e me sinto mais capacitada a cada dia que passa. Inclusive, já indiquei o programa para amigos, pois achei a iniciativa uma ótima oportunidade para quem está começando”, comentou a adolescente.
Sobre o programa
O Jovem Aprendiz Paulista é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Projetos Estratégicos que possibilita empresas classificadas como ME e EPP a contratarem aprendizes de 14 a 24 anos com capacitação técnica toda custeada pelo estado. “A micro e pequena empresa é a verdadeira escola do trabalho”, resume o secretário Guilherme Afif Domingos.
O empresário que adere à iniciativa conta com uma série de benefícios, como recolhimento do FGTS menor (apenas 2%), sem custos com demissões e todo suporte no trâmite de contratação. Outro benefício é ter a possibilidade de contratar um aprendiz do próprio bairro onde seu negócio está instalado, facilitando no deslocamento e ampliando a conexão com a comunidade. Empresários e estudantes podem se inscrever no site jovemaprendiz.sp.gov.br
As micro e pequenas empresas (MPE) representam 66% de todas as empresas abertas no estado de São Paulo, segundo dados da Jucesp. Além disso, de acordo com o Sebrae, em 2022, a cada 10 postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente 8 foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que reforça a importância do segmento na economia.
Mais informações sobre o programa: https://jovemaprendiz.sp.gov.br/