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Semana Brasil deve alavancar vendas em setembro e consolidar a recuperação do comércio

Notícias 24 de agosto de 2020

A Semana Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro, tem tudo para consolidar a recuperação do comércio brasileiro. Alfredo Cotait, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que apoiam o evento em parceira com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e mais 80 entidades, estima que as vendas devem ser impulsionadas no mês de setembro. 

“A Semana Brasil certamente vai estimular as vendas neste período, em que tradicionalmente não há datas comerciais. É possível que registremos um aumento entre 10% e 15% em relação ao mês anterior, o que já nos deixaria satisfeitos, mas sabemos que provavelmente será inferior a 2019”, disse Cotait, que espera ainda um impacto no nível do emprego no comércio.

“Desejamos também que a Semana Brasil estimule a retomada do comércio e a geração de empregos no setor por conta do aumento previsto no movimento das lojas”, complementou o presidente da ACSP. 

Alfredo Cotait participou de uma reunião virtual de alinhamento entre o IDV e as entidades que fazem parte do evento em todo o país. Outro participante, o presidente do IDV, Marcelo Silva, também está otimista com a retomada do movimento no comércio e no varejo. Silva lembrou que a edição do ano passado da Semana Brasil já foi um sucesso, com aumento de 10% nas vendas do varejo físico e de 30% no comércio on-line. 

Marcos Gouveia, conselheiro do IDV, ressaltou durante a reunião virtual que a edição de 2020 da Semana Brasil tem um objetivo ainda mais ambicioso, já que deve ajudar a retomar o desenvolvimento de todo o comércio, varejo e serviços que foram duramente afetados pela crise agravada com a pandemia de Covid-19. 

Gouveia destacou que a Semana Brasil vai auxiliar sobretudo as pequenas e médias empresas – que são 90% dos negócios no Brasil - a alavancarem suas vendas neste período. “As grandes empresas em geral podem desenvolver suas próprias estratégias de vendas, mas os pequenos terão facilidade para baixar todo o material promocional e de visualização da Semana Brasil gratuitamente no site do evento”, disse Gouveia. Todo o material já está disponível no site https://participesemanabrasil.com.br/

Alfredo Cotait ressaltou a necessidade de engajamento das entidades e seus associados nas iniciativas da Semana Brasil. 

O presidente do IDV disse acreditar que a data será fixada definitivamente no calendário comercial brasileiro. Tradicionalmente, setembro é um mês sem nenhuma data comemorativa que estimule o comércio. O evento tem o objetivo de unir todo o comércio e o varejo do Brasil para criar uma nova realidade e celebrar a retomada segura e responsável, da economia e dos empregos. Iniciada em 2019, a Semana Brasil está alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.

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