Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Seminário na ACMC aborda oportunidades de negócios com o Vietnã

Notícias 23 de julho de 2015

Evento no próximo dia 30 vai reunir empresários locais e autoridades do país asiático

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e a Embaixada da República Socialista do Vietnã realizam na Cidade, no próximo dia 30, às 17 horas, o seminário “Oportunidades de Negócios entre Vietnã e Brasil”. A iniciativa vai reunir empresários locais e autoridades do país asiático.

Depois de ter sido devastado na década de 60, durante a “Guerra do Vietnã”, um dos maiores conflitos da história mundial, o Vietnã figura hoje entre os “novos Tigres Asiáticos”, com um crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de 5% e investimentos externos significativos.

O evento na ACMC objetiva justamente apresentar, aos empresários locais, as possibilidades de comércio e investimento que existem entre o Vietnã e o Brasil.

“Mogi das Cruzes foi escolhida pelo Vietnã por ser a principal cidade de uma região com um grande volume de empresas de diversos segmentos. Eles exportam hoje, para o Brasil, US$ 4 bilhões/ano e têm planos de chegar a US$ 10 bilhões até 2020, por isso, o interesse em alavancar a relação entre os dois países. E a Associação Comercial de Mogi das Cruzes, cumprindo o seu papel de fomentar negócios, vai promover esse intercâmbio entre o Vietnã e as empresas da Região”, ressalta Fádua Sleiman, vice-presidente da ACMC, ao citar que os principais segmentos de interesse do Vietnã são máquinas e equipamentos, pecuária, pesca, vestuário, informática e alimentício. “Há mais de 100 produtos que podem ser negociados”, acrescenta.

O evento do próximo dia 30 será realizado no auditório da ACMC, na Rua Barão de Jaceguai – 674. Contará com a presença de representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes, empresários e autoridades do Vietnã – o embaixador Nguyen Van Kien e o conselheiro comercial Pham BA Uong. Para confirmar sua presença, ligue no 4728-4302.

“Através do Consef também vamos promover um encontro com a embaixadora do Vietnã para estreitar as relações comerciais de empresas lideradas por mulheres”, informa Fádua, que é diretora-superintendente do Conselho Empresarial Feminino da ACMC.

O seminário “Oportunidades de Negócios entre Vietnã e Brasil” tem o apoio do Projeto Exporta, São Paulo – fruto da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a São Paulo Chamber of Commerce/Associação Comercial de São Paulo (ACSP), braço de desenvolvimento de negócios internacionais da rede Facesp, composta por 420 entidades. O objetivo é desenvolver as exportações do Estado, ampliando a sua base exportadora, com a inserção de produtores de micro, pequeno e médio portes.

Perfil Vietnã

Com 90 milhões de habitantes, o Vietnã é 14º país mais populoso do mundo e a sua economia é uma das que mais crescem no mundo. Desde 2007, integra a Organização Mundial do Comércio (OMC) e estabeleceu relações econômicas, comerciais e de investimentos com mais de 224 países.

Com regime comunista, o Vietnã é dividido em 59 províncias e 5 municipalidades. Está localizado na Ásia, ao lado da China, Camboja e Laos. A moeda oficial é o dong e o PIB per capita equivale a 815 dólares.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE