Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Seminário na Associação Comercial de SP oficializa cooperação entre empresários brasileiros e chineses

Notícias 12 de maio de 2016

São Paulo, 12 de maio de 2016. Um seminário de cooperação econômica entre empresários paulistas e do distrito chinês de Longhua foi realizado na tarde desta quarta-feira (11/5), na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A ideia foi estreitar as relações entre as duas localidades e aproveitar as oportunidades de negócios comuns às duas regiões.

 “Esse seminário marca a importância das câmaras de comércio, que sistematicamente investem para que as empresas e o comércio entre China e Brasil prosperem de maneira qualificada e respaldada em ótimos negócios”, comentou José Cândido de Almeida Senna, coordenador do Comitê dos Usuários dos Portos e Aeroportos da ACSP.

Ele destacou que a China é, atualmente, o principal parceiro comercial do Brasil, representando aproximadamente 19% das exportações brasileiras e 17% das importações. E que disso vem a necessidade cada vez maior de se aprofundar as relações bilaterais entre as duas nações.

Criado em dezembro de 2011, o distrito de Longhua está localizado em Shenzhen, a quarta cidade mais rica da China, com uma população de 10 milhões de pessoas. A intenção das autoridades chinesas é transformar o distrito em um grande polo industrial, com a produção de eletrônicos e produtos de informática como pilar desse plano estratégico. “Esses produtos representam 60% do PIB do distrito”, observou Yan Huang, vice-diretora adjunta da administração de Longhua.

Segundo ela, o seminário na ACSP é a principal oportunidade de negócio para os brasileiros interessados em fazer negócios com a região. A indústria de vestuário e de cerâmicas também foi citada pela executiva chinesa, embora tenha participação menor na economia de Longhua.

As áreas de logística e recursos energéticos foram destacadas por Yuan como grandes portas de entrada para os brasileiros.

Longhua se beneficia de todas as vantagens do município Shenzen, como o fato de ser fronteiriço com Hong Kong, apontada diversas vezes como um grande atrativo para os exportadores.

Shenzen é a única cidade da China em que as estruturas portuárias, aeroportuárias e ferroviárias se integram para facilitar a logística e reduzir custos. “Conseguimos atingir metade do território chinês em até quatro horas”, realçou Yuan.

“Shenzen possui infraestrutura e logística que se estendem em todas as direções”, afirmou Song Yuanxiong, diretor da Associação dos Empresários de Guangzhou no Brasil.

Essa rede de logística foi possível porque Shenzen foi a primeira Zona Econômica Especial da China, o que possibilitou mais flexibilidade e menos burocracia para a instalação de companhias internacionais na cidade.

Ao final do encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a São Paulo Chamber of Commerce (órgão de comércio exterior da ACSP) e Longhua, oficializando o início das ações de cooperação entre as duas partes, incluindo uma missão empresarial brasileira ao distrito.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / (11) 97497-0287  

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE