Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Senai apresentou modelo de “Indústria 4.0” em Ourinhos

Notícias 22 de fevereiro de 2019

 

“Não devemos dizer que isso não é pra mim”, afirmou Clemenson Carlos, instrutor de Automação e Indústria 4.0 do SENAI

Aproveitando a agenda de reunião do Conselho Consultivo regional da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), marcada para quarta-feira, 20, na unidade do SENAI de Ourinhos, dezenas de representantes de indústrias da região participaram de uma apresentação do conceito da chamada “Indústria 4.0”. Mais que isso, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, enviou uma unidade móvel com equipamentos e softwares para demonstrar na prática o que já é realidade em muitas indústrias paulistas.

O evento foi aberto pelo diretor regional da FIESP, empresário e engenheiro de Produção, Robson Martuchi. Segundo ele, esse evento da Indústria 4.0 foi só o primeiro na área de tecnologia e inovação que a entidade pretende promover na região. “As mudanças estão ocorrendo de forma muito rápida e nossa cidade e nossa região precisam estar bem atualizadas sobre todas as possiblidades que podem gerar diferencial competitivo para nossas indústrias e até mesmo sua sobrevivência nesse novo mundo que já estamos vivendo”, declarou em entrevista, Robson Martuchi.

A fala de Martuchi foi reforçada pelos novos diretores do SENAI e SESI, há dois meses na cidade, Willson José Chiari (Ourinhos e Santa Cruz) e Luciana Reguera Ventola Nabarro, respectivamente. Também prestigiaram a apresentação os membros do Conselho Consultivo regional da FIESP, o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Diógenes Corrêa Leite, e o presidente da Associação das Indústrias de Ourinhos e Região (AIOR), Edenilson Natale, além do diretor municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente do Sincomércio, Fred Corrêa Leite, e o agente de relações institucionais FIESP/CIESP na região, Eduardo Chesine. Indústrias como Tecnal, Santa Massa, Special Dog, Solito, Aliance, Arosco, Todos Parati, entre outras, enviaram seus representantes da área técnica e algumas seus próprios diretores.

Todos os participantes puderam visitar in loco a nova unidade móvel 4.0 do SENAI, uma das 74 que circulam por todo o Estado de São Paulo, uma para cada área específica da indústria de transformação. “Não devemos dizer ‘isso não é pra mim’”, afirmou Clemenson Carlos, instrutor de Formação Profissional na Unidade Móvel, Automação e Indústria 4.0, alertando que daqui pra frente as mudanças tecnológicas serão tão profundas e rápidas que em 2 ou 3 anos será possível ficar totalmente desatualizada e fora do mercado, no caso das indústrias que não acompanharem as inovações em curso.

INDÚSTRIA 4.0 - A unidade móvel 4.0 do SENAI, inaugurada em outubro do ano passado e pela 1ª vez na região, conta com tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Técnicas de Manufatura Aditiva: Prototipagem e Impressão 3D, Redes Industriais aplicadas à Indústria 4.0, Robótica Avançada, Sensoriamento, Análise de Dados, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem.

 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE