Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Soldados Mirins: formatura foi marcada por emoção e alegria

Notícias 11 de dezembro de 2019

Muitas vezes as palavras não traduzem a intensidade dos sentimentos. Os gestos, olhar, o sorriso, falam mais que muitas palavras. Na noite de sábado, dia 7 de dezembro, foi realizada no Grêmio Teatral Leopoldo Froes a formatura da segunda turma de Soldados Mirins de Garça. No evento, proporcionado pela Associação Comercial e Industrial de garça – Acig -, o  sorriso de cada criança, o olhar ávido pela festa, a desenvoltura no meio do salão e, as lágrimas, falaram mais alto e traduziram a alegria e a emoção de cada um. Uma emoção que não se restringiu aos pequenos formandos. As lágrimas também banharam o rosto do Chefe da Instrução, sargento Robert Trovão Costa, que, em meio a alegria e ao clima de despedida, foi homenageado por todos. No Exército Brasileiro desde 1994, acostumado às muitas mazelas que a profissão desnuda, Trovão não se conteve diante de seus ‘Soldados Mirins’.

Familiares e amigos partilharam do momento e todos mostraram o carinho com o comandante que parte para nova missão. Robert Trovão Costa vai para Goiânia. Mas todos também mostraram carinho com o novo comandante que chega na Sentinela do Planalto, sargento Odinei Leite, e ficará como Chefe da Instrução do TG 02-014 para o biênio 2010-2021.

Na entrega de cada certificado, um abraço que traduzia uma trajetória, uma cumplicidade iniciada em maio último. Em cada abraço uma resposta aos muitos sábados divididos com os voluntários e os novos aprendizados. As lágrimas da formanda Ana Carolina Borges Paiva traduziu o sentimento de todo o grupo.

Para os pequenos, com idades até 14 anos, a formatura trazia alegria de uma festa, mas o tchau do comandante trouxe uma separação para a qual pareciam não estar preparados. Mas, criança é alegria e o riso prevaleceu. Na fila para pegar o churros as brincadeiras se multiplicaram.

Um detalhe pensado pela Acig que ‘caiu no gosto’ de adultos e crianças.

Mais uma vez coube ao secretário municipal de Comunicação Fábio Bonassa chamar os formandos enquanto o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, o sargento Robert Trovão, o sargento Odinei Leite e o prefeito João Carlos dos Santos os recebiam.

“Quero dizer que este momento é muito importante. A Associação Comercial e Industrial de Garça se sente feliz por poder, enquanto parceira, enquanto apoiadora, fazer parte deste momento. Temos muito que agradecer. Agradecer por este trabalho que o sargento Robert Trovão trouxe para Garça, mostrando uma preocupação com nossas crianças e agradecer por, nessa caminhada, ter feito o convite para que a Acig participasse do projeto”, falou Galhardo, entregando uma quadro em homenagem ao sargento, pelo trabalho realizado em Garça.

O quadro trazia os dizeres que traduzem a representatividade do comandante na Sentinela do Planalto: “Sob a direção de um forte sargento, não haverá jamais soldados fracos”.

O prefeito João Carlos dos Santos, Diretor do Tiro de Guerra, salientou que a realização do Projeto Soldado Mirim em Garça foi uma iniciativa do sargento Trovão.

“Ele foi até o gabinete e apresentou o projeto. Vejo o Tiro de Guerra e seus atiradores a favor da sociedade, das crianças. A gente sabe o bem que fizeram para essas crianças”, disse o chefe do executivo garcense salientando a importância das parcerias, como da ACIG.

“A Associação teve a iniciativa de apoiar o projeto. A gente acredita nas forças, na junção das forças e você Trovão, foi além e transborda. Espero que as crianças possam levar coisas boas para o futuro, e muito obrigado aos pais que confiaram seus filhos ao sargento Trovão”, disse o prefeito enfatizando o jeito como o Chefe da Instrução conquistou as crianças e conduziu os trabalhos. Um jeito que, para o prefeito, transborda positivamente em tudo que faz.

Vale lembrar que o jantar ficou a cargo do Moreiras Bife.

“Estamos encerrando um ciclo que se iniciou em maio”

Para o novo Chefe da Instrução, sargento Odinei Leite, a formatura realizada no sábado encerrou um ciclo iniciado em maio.

“Com certeza os pais já perceberam que suas crianças mudaram. Quando cheguei aqui a primeira preocupação do Trovão foi com o projeto, mas quero dizer que o que você fez não será esquecido e é de emocionar”, disse Odinei.

Lembrando uma tradição, o novo chefe comentou que quando um comandante vai embora leva o estantarde de sua ‘OM’ e, assim, Odinei fez a entrega do símbolo para Trovão.

“O sargento Trovão pode ficar tranquilo. Se depender do meu empenho o soldado mirim vai continuar em Garça. As parcerias já estão feitas, agora é só dar continuidade. O que você fez está concretizando em três gerações. Temos os nossos jovens que prestam o serviço militar, as crianças com o projeto Soldado Mirim e o eternos atiradores que houve um resgate. Você ficará marcado na história do Tiro de Guerra em Garça. Nos conhecemos agora, mas ganhei um amigo. Se eu pudesse dividir o Tiro de Guerra em dois e ficar aqui, sendo seu subordinado, assim seria”, disse Odinei trazendo mais emoção ao ‘velho’ veterano que se rendia as lágrimas.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE