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Sped Contábil assinado com e-CPF deve ser enviado até dia 30

Notícias 15 de junho de 2015

Todas as empresas que utilizam o sistema de Lucro Presumido ou de Lucro Real, e

as cerca de 300 mil organizações sociais sem fins lucrativos do País deverão entregar ao

fisco, até o dia 30 de junho de 2015, os arquivos eletrônicos relativos ao Sistema Público de

Escrituração Digital (Sped), também chamado de Escrituração Contábil Digital (ECD),

referente ao exercício de 2014. As sociedades simples e as microempresas e empresas de

pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) repassa o alerta feito pela Boa

Vista SCPC, fornecedora de certificados digitais. A transmissão das informações em versão

eletrônica dos livros de escrituração mercantil anual requer o uso de certificado digital e-CPF

A3 válido, que pode ser adquirido pelo www.aicita.com.br.

Determinação da Receita

A entrega do Sped Contábil no prazo indicado é uma determinação da Receita

Federal. Conforme Instrução Normativa DNRC no 107/08, o Livro Digital deve ser assinado

somente com certificados digitais e-CPF do tipo A3, padrão Infraestrutura de Chaves

Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Para este procedimento podem ser indicados, no mínimo,

dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta

Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato, e o contabilista.

Não há um número limite de signatários. Mas é preciso atenção, já que o Programa

Validador e Assinador (PVA) do Sped Contábil não aceita procuração eletrônica e só permite

que o contabilista assine após todos os representantes da empresa listados no registro J930.

Por isso, caso todos os signatários já possuam e-CPFs, para evitar surpresas, a Boa Vista

SCPC alerta para o prazo de expiração do documento – em média três anos – e recomenda

verificar a validade de cada certificado digital para conferir se há necessidade de renová-los

antes da entrega. Essa conferência é possível por meio do site

www.certificadoboavista.com.br, na opção Teste seu Certificado.

Identificação segura

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica seguramente pessoas

ou empresas no mundo virtual, por isso a sua necessidade no ato da entrega do Sped

Contábil. Ao fazer a compra de um certificado digital, o solicitante recebe por e-mail a

confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento e documentação necessária

para a validação presencial.

Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos

obrigatórios, a pessoa já sai com o certificado pronto para ser usado de imediato. A Aicita

está autorizada a emitir certificados digitais. O posto de atendimento está localizado no Salão

de Cursos da Aicita, à Rua Coronel Camilo Pires – 225. Mais informações pelo 4534-7896.

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