O tempo médio para abrir uma empresa no país foi para um dia e duas horas no mês de julho, segundo dados do Ministério da Economia. Esse é o menor tempo já registrado no país.
Segundo o Sebrae Nacional, a redução é resultado da digitalização de serviços públicos e da publicação da Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/19), que diminuiu burocracias para o empreendedor.
Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte, a marca representa uma importante conquista para o empreendedorismo. “Ao ter a oportunidade de começar seu negócio de imediato, o empreendedor não pode ficar travado na demora para a abertura de uma empresa. Essa é uma ótima notícia, pois é uma briga que a gente vem travando há muito tempo e parece que as coisas começam a acontecer de forma diferente”, afirma.
A queda no prazo para abertura de empresa é importante porque esse é um dos parâmetros para se avaliar o ambiente de negócios de um país. Em 2020, ano em que foi publicado o último relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial, o Brasil aparecia na 124ª posição entre 190 países. Esse relatório avalia justamente o ambiente de negócios.
Hygor Duarte comenta que a ACSO fará sua parte para que procedimentos como encerramento de empresa e troca de CNAE sejam agilizados. “É preciso rapidez no processo, caso o empreendedor precise de uma mudança de atividade para atender uma nova necessidade. Isso fará com que os negócios sejam cada vez mais estimulados, com benefícios para todos”, completa o presidente da Associação Comercial de Sorocaba.
Segundo análise feita pelo Sebrae em 2021, São Paulo está entre os estados onde é mais fácil fazer negócios, ao lado de Minas Gerais e Roraima. Para chegar a essa conclusão, foram avaliadas a abertura de empresas, obtenção de alvará de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br
LARISSA COSTA / PEDRO LEITE
Comunicação | Assessoria de Imprensa
Associação Comercial de Sorocaba
Fone: (15) 3331-1003 / WhatsApp: (15) 98146-7182
www.acso.com.br