Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Termina em Portugal a Convenção Internacional

Notícias 27 de junho de 2013

Termina em Portugal a Convenção Internacional


Evento em Lisboa mostra, através dos rotarianos, como a Paz pode ser mantida e mais intensa

 

Terminou no último dia 26 a Convenção do Rotary International, realizada em Lisboa, Portugal, quando se reuniram representantes de 225 países e áreas geográficas principalmente na sessão plenária de abertura da Convenção do Rotary International de 2013 — Lisboa, com o slogan: “Um Porto para a Paz”. No discurso de boas vindas o presidente do RI, Sakuji Tanaka, cujo lema rotário na Gestão 2012-13 é “Paz Através do Servir”, falou como se deu a conexão entre paz e servir. “Quando eu era bem jovem, ouvi o imperador Hirohito anunciar a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial”, lembrou o dirigente máximo da organização internacional. “Até aquele dia a nação estava empenhada em vencer a guerra; mas, de repente, o enfoque mudou”, disse. “Chegara a hora de reconstruir e dar uma nova identidade ao país — um Japão comprometido com a paz”, explicou o Presidente de Rotary International.

 

De uma forma simples e bem objetiva, com um carisma muito grande demonstrado em todas as visitas oficiais que fez pelo Mundo, Sakuji Tanaka quando se associou ao Rotary Club de Yashio, diz ter aprendido o conceito de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, lema filosófico do Rotary International. “Através do Rotary percebi que o meu trabalho era melhorar a vida de outras pessoas”, anunciou. “Passei a servir ainda melhor meus clientes, não visando apenas lucro. A satisfação dos clientes se traduz em satisfação dos funcionários, aumento da produtividade e da felicidade de todos os envolvidos neste processo”, ensinou. “O serviço rotário não tem que ficar só no Rotary Club. Tudo o que fazemos pelo próximo faz deste um mundo melhor”, discursou ao pedir para que os rotarianos espalham paz diariamente ao suprir necessidades humanas básicas e participar de projetos humanitários internacionais.

 

Num local repleto de rotarianos de todas as partes do Mundo, Sakuji Tanaka disse que está testemunhando um momento importante para a Paz no Mundo. “Aqui em Lisboa estamos vendo como o mundo deveria ser: gente de todos os continentes reunidas no propósito de melhorar o mundo em que vivemos”, comparou. “Isto é um testemunho de que nossas diferenças não importam, pois o que é mais importante é sermos felizes e úteis”, falou de maneira tranqüila e objetiva.

 

Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal, presente na solenidade de abertura do evento internacional, não poupou elogios aos rotarianos. “O que é importante para o Rotary é importante para Portugal e para qualquer país e para o mundo”, falou de forma clara. “Vocês deixam de lado seus interesses pessoais em troca de um bem maior”, opinou. “Isto é algo que políticos, assim como eu, temos que fazer com mais frequência”, admitiu o dirigente ao parabenizar o evento realizado em Lisboa. 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE