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TikTok pode apoiar pequenas e médias empresas a alavancar seus negócios

Notícias 28 de março de 2023

Outra atração do 20º Congresso da Facesp, que celebrou os 60 anos da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, foi a palestra da diretora de Marketing para PMEs Latam do TikTok, Silvia Belluzzo, que deu dicas de como pequenos empreendedores podem alavancar suas vendas, utilizando vídeos criativos na plataforma.

Por não ser uma rede social, mas um canal de entretenimento, o TikTok pode ser uma alternativa viável para a maioria dos empreendedores brasileiros, cuja realidade é desafiadora. Muitos empreendem por não ter outra alternativa, trabalham sozinhos ou ganham menos de um salário mínimo por mês com a venda de seus produtos. O próprio TikTok se esforçou por conhecer o perfil desses empreendedores para poder fornecer soluções para ajudá-los a reverter esse quadro.

"O TikTok é uma plataforma de entretenimento que conecta os usuários em escala. A forma como o conteúdo chega para o usuário final é diferente, sendo entregue mesmo sem seguidores. O que importa não é se o seu conteúdo é relevante para a comunidade de usuários", explicou Silvia.

Na prática, é necessário aprender a fazer uma comunicação mais eficaz utilizando hashtags chaves. O algoritmo do TikTok é programado para compreender os interesses dos usuários e sugerir conteúdos semelhantes. A diretora de Marketing destacou que é preciso entender como se comunicar na linguagem dos usuários, criando conteúdo simplificado e relevante, mas que represente alguma realidade. Dados internos do TikTok mostram que 1 a cada 4 usuários compra imediatamente após descobrir algo interessante assistindo aos vídeos curtos.

Outro dado importante: 15% dos usuários reconhecem que tem mais oportunidades de comprar de pequenas e médias empresas no TikTok do que em outras plataformas. A fórmula de sucesso se sustenta em criação de conteúdo autêntico, que represente algo da vida real, ofereça conexões reais ou descobertas e tenha alguma relevância para o negócio do empreendedor.

Silvia Belluzzo destaca alguns passos para quem quer começar a vender pelo TikTok:

Encontre sua comunidade. "Estude sua audiência, utilize a busca para saber o nível de relevância do seu produto. Cerca de 2,7 milhões de usuários buscam por conteúdo relacionado a empreendedorismo e mais de 800 mil por empreendedorismo feminino. O TikTok tem 1 bilhão de usuários únicos e ativos. Pense no nicho da sua empresa e comece a entender como essa comunidade se comunica e que tipo de conteúdo é relevante e desperta mais atenção".

Crie uma conta corporativa. "Assim você poderá acessar mais informações sobre audiência, engajamento e realizar campanhas pagas, quando achar interessante. Conteúdo pago aumenta seu alcance".

Crie estratégias e defina objetivos. "É importante saber o que se espera da plataforma. Conteúdo orgânico é gratuito, portanto, teste coisas diferentes para saber o que funciona ou não com seu público".

Empodere criadores de conteúdo. "Eles sabem fazer conexões muito bem. É uma forma rápida e fácil de começar".

Encontre sua voz. "Encontre a maneira mais relevante para você se comunicar. Você pode mostrar seu produto, os bastidores do seu negócio, sua relevância, tutoriais, a rotina. Você pode contar sua história, o porquê o seu negócio existe, compartilhar depoimento de clientes, responder comentários. Todas essas coisas cativam outros usuários".

Acompanhe histórias de sucesso. "Veja o que seu concorrente ou outras pessoas estão fazendo, acompanhe a forma como as pessoas que fazem sucesso no TikTok estão produzindo conteúdo e arrisque por esses caminhos também".

Acesse as fotos do Congresso: https://bit.ly/3Gk85L8

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