Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Três dicas para sua empresa aproveitar a Copa do Mundo

Notícias 10 de março de 2014

“Prepare sua empresa para a Copa” foi o tema do encontro de varejo promovido pela ACIC em sua sede no dia 26 de fevereiro. Com o objetivo de trazer informação aos empresários sobre como aproveitar o acontecimento da Copa do Mundo no Brasil para os seus negócios, o evento contou com a presença de 33 associados que puderam tirar dúvidas e discutir sobre as normas e oportunidades específicas aos empreendedores de Campinas.

Os palestrantes Alexandra Caprioli, diretora do departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas; Eliana Souza, sócia da SPin Brazil Tours; e Francis Flosi, diretor-presidente do Grupo Qualittas, abordaram pontos cruciais sobre atendimento de turistas, higienização de estabelecimentos e expectativas de vendas. A seguir, estão as dicas que mais se destacaram no Encontro de Varejo.

1. Entenda quem são os turistas que estarão no Brasil

Ao pensar no perfil do turista da Copa do Mundo, é normal que o empresário se lembre dos homens que gostam de futebol. Mas, é preciso ampliar a visão sobre esse turista, que pode gostar de esportes em geral e consumir outros produtos que se identifiquem com seu estilo. E juntamente com ele estão outras pessoas, como filhos, esposa e amigos, que também são consumidores.

Além disso, as delegações e os times que estarão em Campinas, Nigéria e Portugal, são importantes turistas que movimentarão a cidade. Por fim, há a mídia, representada por cerca dos 200 jornalistas esperados para cobrir o evento, os quais, além de consumidores, também são formadores de opinião, que publicarão sua experiência, boa ou ruim, pelos veículos de comunicação mundiais.

“Os turistas possuem necessidades básicas, como hospedagem e transporte. Mas, o pulo do gato é pensar nos detalhes, naquilo que não estamos prestando atenção. Esse turista não tem muita paciência, por exemplo, de ficar pedindo conta no restaurante para o garçom. O que para nós é muito, para eles é básico, e temos de entender isso”, explica Eliana Souza.

2. Use nossa cultura a favor de seu negócio

Os turistas virão em busca de novidades, de atrações que apenas o Brasil pode oferecer. É fundamental que o empresário entenda que, naquele momento, Campinas será o Brasil para o turista, e por isso a empresa deve proporcionar uma experiência de compra única, ligada à nossa cultura.

“Ter produtos genuinamente brasileiros para serem vendidos, além do visual da loja, ambientada com uma música brasileira de fundo, são formas de criar uma experiência de compra para o turista”, orienta Eliana. Para Alexandra Caprioli, esta é uma oportunidade única aos negócios. “Receber a Copa é mais poderoso do que qualquer outra promoção que poderíamos fazer do Brasil. O empresário precisa se questionar, ‘o que eu posso fazer para os meus negócios?’; ‘como eu posso aproveitar a Copa?’”, incentiva.

3. Fique atento às obrigações

“Para aproveitar as oportunidades, tem que atender as obrigações”, alerta Alexandra, fazendo menção às normas a que os estabelecimentos comerciais estarão submetidos durante a realização da Copa. A exibição dos jogos, por exemplo, só pode ser feita gratuitamente para fins não comerciais, com público de até 5 mil pessoas e com uma autorização que precisa ser retirada no site da Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão. O endereço é http://exibicaopublicafifa.com.br/

O uso de símbolos e marcas oficiais da Copa do Mundo é proibido a qualquer estabelecimento, como a imagem do Fuleco, o mascote oficial. Outro ponto importante de alerta é o cuidado que as empresas do ramo gastronômico precisam ter com a higiene e o manuseio de alimentos, para evitar que o consumidor sofra qualquer tipo de problema com contaminação ou infecção.

De acordo com Francis Flosi, o empresário deve atentar, inclusive, com seus próprios funcionários. “Todos devem utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados à sua função. Sem eles, os colaboradores podem sofrer cortes e arranhões e não se protegem de queimaduras e produtos químicos”, explica.

Campinas foi a 8ª cidade que mais recebeu reservas de ingressos em todo o Brasil. No estado de São Paulo, ficou em 2º lugar, atrás apenas da capital. Durante a Copa, a cidade realizará eventos de exibição pública dos jogos na Praça Arautos da Paz, entre 12 de junho e 13 de julho. Os treinos abertos das seleções hospedadas em Campinas também são eventos com grande público esperado. Até o momento, estão confirmados os treinos da seleção de Portugal nos dias 12 e 18 de junho, no estádio da Ponte Preta.

Manual para os empresários
Com o objetivo de estimular a participação das cidades na Copa do Mundo, o Comitê Paulista da Copa lançou o GOL - Guia de Orientação Local, manual que explica os detalhes sobre centros de treinamento, exibição pública, uso de marcas oficiais, dentre outros assuntos essenciais à preparação para o evento.

O guia oficial é importante para orientar e tirar dúvidas dos empresários sobre como se portar durante a Copa, e está disponível para download gratuito no link: http://goo.gl/DXia3a.

Contato com a Imprensa
Assessoria de Imprensa
Tel: (19) 2104-9222/2104-9232
E-mail: imprensa@acic.bz

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE