Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Três núcleos da ACIF têm projetos aprovados pelo Empreender Competitivo

Notícias 31 de julho de 2013

Três núcleos da ACIF têm projetos aprovados pelo Empreender Competitivo

Polo Francano de TI, Construfran e CME vão receber recursos que somam quase R$ 500 mil

O presidente da ACIF, José Alexandre Carmo Jorge, com empresários membros do Construfran na festa em comemoração aos quatro anos do grupo

Três projetos de núcleos setoriais do Programa Empreender da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) acabam de ser aprovados pela CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) para receber recursos do Empreender Competitivo. Serão liberados, por meio de parceria com o Sebrae Nacional, quase R$ 500 mil para os grupos Construfran, CME (Conselho da Mulher Empreendedora) e Polo Francano de TI.

 

Para comemorar, o presidente da ACIF José Alexandre Carmo Jorge vai se reunir com os empresários membros de todos os nove núcleos do Empreender nesta quinta-feira, 1º, às 19 horas, no Centro de Educação Empresarial. “Estamos muito felizes. Todos os projetos enviados pela ACIF foram contemplados. Além disso, dos 94 núcleos selecionados no Estado, o Conselho da Mulher Empreendedora obteve a segunda maior pontuação. Esse 'prêmio' merece uma comemoração”, disse José Alexandre.

 

O Empreender Competitivo tem como objetivo apoiar e estimular a competitividade das empresas participantes dos núcleos do Programa Empreender que estão em estágio maior de desenvolvimento e maturidade, auxiliar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas e fortalecer as associações e federações. A edição 2013 recebeu 168 propostas, das quais 94 foram selecionadas após análise de um Comitê Gestor.

 

Ações

Os três projetos da ACIF foram desenvolvidos e encaminhados à CACB pelo consultor regional da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Márcio Pessolo.

 

As 70 empresárias do CME têm como foco estratégico melhorar a gestão administrativa e financeira, recursos humanos e marketing; promover a capacitação empresarial e de colaboradores, e ainda promover o desenvolvimento empresarial por meio da difusão do conhecimento, da troca de experiências e a busca de oportunidades de negócios.

 

Já os 19 membros do Polo Francano de TI pretendem melhorar a gestão de administração, de RH e de projetos; consolidar parcerias estratégicas e promover a busca de novas tecnologias. Com 18 empresários, o Construfran quer melhorar a gestão administrativa e financeira das empresas; fortalecer as ações de marketing coletivo e construir parcerias estratégicas com fornecedores.

 

Esta é a segunda vez que os grupos Construfran e TI são contemplados no Empreender Competitivo. O dinheiro é liberado a fundo perdido e os projetos propostos terão de ser executados em até 18 meses. A verba é administrada pela ACIF, por meio das agentes do Programa Empreender da Entidade.

 

“Assim que o dinheiro for liberado começaremos as cotações com empresas de consultoria de acordo com o foco estratégico de cada núcleo. Será realizado um diagnóstico empresarial pelo consultor que auxiliará os empresários a reestruturar a gestão da empresa melhorando as áreas deficientes e, consequentemente, as metas estipuladas no projeto”, explica a agente Cláudia Neves.

 

O presidente da ACIF acredita que esses recursos vão contribuir significativamente para o processo de crescimento desses setores. “Eles estarão mais capacitados para se manter no mercado e preparados para enfrentar os momentos de turbulência na economia. Quanto mais desenvolvidos, mais terão capacidade de sobrevivência refletindo em toda cadeia produtiva”, disse José Alexandre.

 

Atualmente a ACIF conta com nove núcleos do Empreender. “A aprovação dos projetos vai incentivar os empresários a seguir o mesmo caminho”, finaliza o presidente.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE