Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Uma Páscoa diferente para Leme

Notícias 28 de março de 2022

Quem teve a oportunidade de visitar a cidade catarinense de Pomerode nos meses que antecedem a Páscoa viu a cidade toda decorada com ovinhos de pascoa feitos de cascas de ovos de galinha pintados de diversas cores. A cidade brasileira, considerada a mais alemã do país, celebra a Osterfest, uma tradição alemã que, entre outras coisas, tem como característica mais importante enfeitar as casas e as ruas com casquinhas de ovos de galinha coloridos.

 

Em Leme, se quer criar também esta tradição. A I Osterfest de Leme é uma iniciativa da Acil em parceria com o Centro Educacional Sagrada Família, mantido pelo Convento “Santa Maria Madalena Postel”, cuja sede é na Alemanha,

 

O objetivo é alegrar a cidade no período da Páscoa, fomentando a integração social, o comércio, a cultura e o turismo na cidade. As ruas centrais e a Praça Rui Barbosa serão enfeitadas com pequenas "osterbaums" - "árvores da Páscoa" cujo significado está ligado ao sentido da Páscoa, a festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Na Praça Rui Barbosa, será montada a osterbaum principal, com cerca de 5.000 casquinhas coloridas.

 

O significado da “Osterbaum”

 

A “osterbaum” ou árvore de pascoa pode ser montada, à semelhança da árvore de natal, em casa ou em pequenos vasos onde galhos secos são fixados no solo. Estes galhos secos representam a dor e a tristeza da morte de Jesus Cristo, lembrada na quaresma. Mas nela são colocadas os ovos coloridos, simbolizando a alegria da vida restaurada na Ressurreição de Cristo.

 

Vale lembrar que, tradicionalmente, o ovo é um símbolo de vida pois do seu interior nasce um novo ser que é revelado quando, no tempo certo, ele se quebra para que o pássaro ou filhote saia.

 

Festa comunitária

 

Para que haja cascas de ovos suficientes para enfeitar a cidade e as ruas, toda a população foi convocada a preparar os ovos de galinha que, ao invés de serem quebrados, devem ser preservados, abrindo-se apenas um buraco pequeno no topo. Após retirar a gema e a clara para alimentação, o ovo deve ser lavado e posto para secar.

 

Duas lojas que comercializam chocolates em Leme, a Cacau Show e a Brazil Cacau, resolveram dar sua contribuição, trocando uma dúzia de casquinhas por chocolate.

 

Para saber como preparar as casquinhas de ovos, a Acil preparou uma página na internet com um tutorial, além de mais informações sobre a tradição alemã. O link para acessar é: https://conteudo.acileme.com.br/osterfest/

 

Fotos por José Araujo

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE