Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Uma singela homenagem ao empresário que fundou a ACE Batatais

Notícias 23 de março de 2024

No dia 20 de fevereiro, terça-feira, a ACE Batatais recebeu a triste notícia de que seu fundador, José Marcelino Krempel, havia falecido. Um homem que contribuiu significativamente para o desenvolvimento industrial e comercial do município, enquanto empresário foi referência no setor de corte de costura, tornando o seu sobrenome sinônimo de confecção no município. Não há como falar de Krempel e não lembrar da produção industrial de roupas e da criação da ACE.

À frente do seu próprio tempo, José Marcelino Krempel exercia suas atividades de renomado empresário e se dedicava a outros assuntos da cidade, sempre atuante e bem relacionado com outros empresários de todos os setores, com os quais expunha suas ideias e objetivos e, comumente, encontrava apoio para partir para a prática.

Foi exatamente assim que em 1978, Krempel e outros empresários fundaram a Associação Comercial e Industrial de Batatais, a ACIB, atualmente Associação Comercial e Empresarial de Batatais, a ACE. Já com seus pouco mais de 80 anos de vida, muito lúcido e ativo, Krempel contava em detalhes como foi o trabalho para criar a entidade. Seu relato se transformou na história da ACE, encontrada na página da Internet acebatatais.com.br.

Na época, Krempel afirmou que em 1978 havia um Serviço de “Proteção ao Crédito” em Batatais com 15 comerciantes associados à esse serviço de averiguação de crédito. Em pesquisa ao Cartório ele constatou que não havia registro sobre a existência de uma associação comercial no município, nem um dado sequer de que um dia ela existiu.

Krempel convidou os empresários Rubens Rampim, Zequinha da Jumil, Jesus Montoaneli para reuniões. Foi à São Paulo na FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) para criar o estatuto da entidade, fez a primeira reunião na sede social da Associação Beneficente Recreativa Operária (ABR) e conseguiu instalar a ACIB legalmente em Batatais, na data de 25 de agosto de 1978, data em que é comemorado o aniversário da ACE até os dias de hoje.

Ele contou que teve muita dificuldade para associar mais empresas, mas conseguiu cinco associados, depois mais 15. Hoje são mais de 600 empresas associadas. Krempel ainda permaneceu presidente da ACE até 1986, ou seja, oito anos à frente da entidade.

Nos eventos comemorativos de aniversário da ACE Batatais, José Marcelino Krempel sempre esteve presente como convidado de honra, por vezes recebendo homenagens, a última ocorreu em 28 de outubro de 2023, no lançamento da Revista Empreenda, quando o fundador recebeu uma placa de reconhecimento e honra ao mérito dos diretores da ACE Batatais.

“Krempel deixa um grande legado de luta e trabalho. A ACE Batatais está de luto e guardará para a eternidade em sua história a grande importância de José Marcelino Krempel”, comentou o presidente da ACE Batatais, Antônio dos Santos Moraes Júnior.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE