FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Varejo de SP cai 4,4% em março e cresce 1,1% no trimestre, revela Balanço de Vendas ACSP

Notícias 02 de abril de 2019

São Paulo, 2 de abril de 2019. O movimento de vendas do varejo paulistano caiu em média 4,4% em março sobre o mesmo mês do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Tanto o sistema a prazo (-5,8%) quanto à vista (-2,9%) declinaram. De acordo com o economista da entidade, Marcel Solimeo, dois efeitos-calendários contribuíram para o resultado negativo: o dia útil a menos em março de 2019 e a data móvel do Carnaval (que em 2018 caiu em fevereiro e, neste ano, em março). “O Carnaval é uma data comercial fraca para o varejo como um todo”.

Já no período acumulado de janeiro a março de 2019 as vendas cresceram em média 1,1% (na comparação anual). “O dado trimestral elimina o efeito-calendário do Carnaval e outras sazonalidades. A média de 1,1% ficou abaixo das expectativas”, diz Solimeo. Ele enfatiza que o ritmo de recuperação da economia está bem lento neste início de ano em função do recuo na confiança do consumidor, do lento crescimento da massa salarial e do enfraquecimento da indústria ? que abalam a geração de emprego. “Isso em São Paulo, onde tivemos inclusive fechamento de indústria automotiva, que é um ramo muito forte no estado e que vem perdendo força”.

Solimeo frisa que “isso só será revertido com aprovação das reformas ? em especial a da Previdência ?, para que o Banco Central possa baixar mais os juros e flexibilizar a política monetária”.

Mensal

Em comparação com fevereiro, as vendas subiram em média 7,4% em março, bem abaixo do padrão sazonal, que varia entre 10% e 15% nessa época do ano. O sistema à vista caiu 1,2%; já as vendas a prazo saltaram 15,9% puxadas pela base fraca de fevereiro: o consumidor aproveitou para comprar itens de maior valor parcelados na Black Friday no final de 2018 e nas liquidações de janeiro de 2019, derrubando as vendas a crédito em fevereiro.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - Março/2019

Modalidade

Março 2019 /
Fevereiro 2019

Março 2019 /
Março 2019

Acumulado 2019 / Acumulado 2018

Últ. 12 M / 
12 M Ant.

A PRAZO

15,9

-5,8

-0,6

4,2

À VISTA

-1,2

-2,9

2,8

-1,3

Média

7,4

-4,4

1,1

1,5

 

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign