Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Varejo paulista acumula queda de 6,6% nas vendas em dez meses, informa Associação Comercial de SP

Notícias 26 de dezembro de 2016

Já em outubro, o volume de vendas caiu 11,9% sobre igual período de 2015, aponta pesquisa ACVarejo

De janeiro a outubro deste ano, o comércio varejista do Estado de São Paulo viu suas vendas encolherem 6,6% em comparação com o igual período de 2015, segundo a pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

No mês de outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 11,9% – mais intensa do que a registrada em setembro (-10,1%), na mesma base de comparação.

Os dados se referem ao volume de vendas do varejo ampliado, que inclui automóveis e material de construção.  

“Os resultados de outubro não permitem, ainda, concluir que a contração do varejo paulista está se acentuando, mesmo porque períodos próximos a mudanças de tendência costumam apresentar resultados mistos”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

“A recuperação do setor em 2017 depende da melhora da situação financeira das famílias. E, para isso, é imprescindível que as reduções futuras da taxa básica de juros por parte do Banco Central sejam menos tímidas”, diz Burti.

As quedas registradas pela pesquisa ACVarejo são explicadas pelo maior desemprego, pela menor renda e pela contração e maior custo do crédito, além do fato de outubro ter tido um dia útil a menos em 2016.

Regiões

Todas as 20 regiões paulistas analisadas pelo levantamento apresentaram resultados negativos no volume de vendas. Os maiores recuos em outubro foram na região Metropolitana Oeste (-16,9%) e no Litoral (-16%). Por outro lado, Jundiaí (-6,4%) e Vale do Paraíba (-7,4%) foram as áreas que tiveram as menores quedas.

Setores

Ainda na comparação interanual de outubro, mais uma vez houve redução no volume de vendas de todos os setores considerados, principalmente nos casos de concessionárias de veículos (-16%), outros tipos de comércio varejista (-16,8%) – que inclui, por exemplo, combustíveis e lubrificantes – e lojas de vestuários, tecidos e calçados (-15,2%).

A pesquisa ACVarejo é elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e em índices de inflação setoriais extraídos da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Veja a íntegra: link - Boletim ACVarejo
http://mkt.acspservicos.com.br//digital/portalACSP/IEGV/BOLETIM_IEGV_30_SP

  

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287  

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE