Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Varejo paulista cai 14% em outubro, informa Associação Comercial de SP

Notícias 22 de dezembro de 2015

O volume de vendas do varejo ampliado no Estado de São Paulo caiu 14% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2014. Em relação a setembro deste ano houve uma alta de 3%, porém, meramente sazonal, já que outubro contou com mais dias e com uma data comercial (Dia das Crianças).

Os dados são da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

No acumulado de 2015, a perda já chega a 6,8%. “Vê-se um aprofundamento da contração das vendas, especialmente nos segmentos mais dependentes do crédito. A redução das vendas deve prosseguir, de forma cada vez mais intensa, pelo menos até abril de 2016”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

No varejo restrito - que não inclui concessionárias de veículos e lojas de materiais de construção – a queda foi de 10,8% sobre outubro de 2014 e alta de 3,5% frente a setembro. No acumulado do ano, o varejo paulista apresenta retração de 4,6%.

Segmentos

Todos os nove setores econômicos analisados pelo ACVarejo tiveram queda em outubro em relação ao mesmo período de 2014. Concessionárias de veículos (-24,7%), lojas de material de construção (-20,4%) e lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-17,4%) representaram os maiores recuos. Esses são justamente os segmentos mais dependentes de crédito, fortemente encarecido ao longo de 2015.

Até mesmo setores mais resistentes a crises, como supermercados (-4,1%) e farmácias/perfumarias (-5,7%), apresentaram retração.

Regiões

Também no varejo ampliado, a única região paulista que não registrou queda nas vendas em outubro, na comparação anual, foi o Alto Tietê (+0,1%). As demais 17 regiões analisadas pela pesquisa registraram perdas. O Litoral continua sendo a área mais afetada pela crise, com queda de 21,9%.

A pesquisa

O ACVarejo é elaborado mensalmente pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, com base em informações? do varejo? enviadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

O desempenho (mês a mês) das vendas no varejo ampliado no Estado de SP em 2015 na comparação com 2014 foi o seguinte:

Outubro: -14%
Setembro: -16,2%
Agosto: -15,4%
Julho: -11,7%
Junho: -7,9%
Maio: -15,5%
Abril: -12,2%
Março: -8,8%
Fevereiro: -14,9%
Janeiro: -13,1%

 

ACVarejo na íntegra: 

Boletim Estado e Capital (vendas e faturamento – varejos ampliado e restrito) 

Boletim Regiões Paulistas (vendas e faturamento – varejos ampliado e restrito)

 

Mais informações:

Danielle Pessanha

dpenha@acsp.com.br
Assessoria de Imprensa
(11) 3180-3220 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE