Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Varejo pode ajudar na prevenção do câncer de mama

Notícias 27 de setembro de 2018

De empresas de seguros e bancos a marcas de lingerie. É cada vez maior o engajamento de empresas de diversos setores na campanha Outubro Rosa, em prol da prevenção do câncer de mama.

A companhia aérea Azul, por exemplo, durante alguns anos colocou no ar aeronaves com pintura rosa e mudou o uniforme da tripulação. Já a Bombril realizou, em 2013, a campanha Pense Rosa e substitui a tradicional faixa vermelha de suas embalagens de palha de aço pela cor rosa. Também colocou explicações sobre a importância da prevenção.

Campanhas deste porte envolvem planejamento antecipado e grandes investimentos. Mas qualquer empresário pode ajudar a disseminar esta questão de saúde da mulher e investir em ações em prevenção do câncer de mama. “Quanto mais segmentos da sociedade se unirem em campanhas de conscientização, melhor”, afirma a diretora da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí), Leandra Maia. “A prevenção é o caminho para a cura e os empresários, com seus colaboradores, são multiplicadores de informações e conseguem formar uma corrente do bem.”

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres do mundo todo e segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 59.700 novos casos serão diagnosticados somente neste ano.

Atitudes simples podem ajudar a derrubar esta estimativa. Segundo o analista do Sebrae, Tiago Antunes, o varejista pode usar técnicas de visual merchandising nas vitrines das lojas, por exemplo. “Pode-se usar peças rosas e vai trocando os modelos ao longo do mês”, explica. “É uma oportunidade para estimular a campanha contra o câncer de mama e, ao mesmo tempo, estimular as vendas e fazer ‘girar’ as peças que ficam paradas no estoque.”

Quem não consegue alterar a cor dos uniformes, pode estabelecer o uso, na roupa dos funcionários, o lacinho de fita rosa, o símbolo o Outubro Rosa. Pode também usar bexigas no tom e até fazer móbiles com bolas de papel crepom. Outra alternativa é explorar as fachadas no período noturno usando o tom rosa na iluminação.

Segundo Tiago, para o engajamento nesta causa também é interessante o varejista usar a tão falada experiência do consumidor e montar na própria loja um espaço de beleza e conscientização, valendo-se de parceria com outros profissionais. “Dá para fazer palestras rápidas, rodas de conversas e orientações de como fazer corretamente o auto-exame.”

Programação em Jundiaí

Ao longo do mês de outubro a Prefeitura de Jundiaí realizará vários eventos de conscientização. A abertura da campanha será no dia 1º, às 15h, no Paço Municipal.

Durante o mês todas as Unidades Básicas de Saúde da Família vão oferecer exames de mamografia, sem agendamento, prioritariamente a mulheres acima de 40 anos com o exame anterior há mais de um ano.

Também serão realizadas palestras e caminhadas em diferentes bairros do município. A programação completa ficará disponível no site da Prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br).

Mais informações:
imprensa@acejundiai.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE