Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas de Natal podem ser 3% maior em comparação ao ano passado

Notícias 11 de dezembro de 2018

Uma das comemorações mais esperadas pelo comércio é o Natal. Neste ano, a data em Sorocaba, promete aumentar as vendas em até 3%, em comparação com o ano passado. 

Segundo pesquisa da Associação Comercial, 83% dos entrevistados pretendem comprar presentes, sendo que 65% dos presenteados serão os familiares. 

De acordo com o economista da Associação Comercial / Esamc Jr., Rafael Muscari, 20% afirmaram que já compraram os presentes durante a Black Friday, o que influenciou as compras em novembro e mudou o cenário, aumentando o percentual das pessoas que compraram com antecedência. “No entanto, 40% dos consumidores pretendem fazer suas compras na segunda quinzena de dezembro”, ressalta. 

Os produtos mais procurados pelos consumidores serão: Roupas e acessórios (28%), brinquedos (15%), eletrônicos (14%), perfumaria e produtos de beleza (12%), eletrodomésticos (9%), calçados (8%) e artigos esportivos (5%).

Em relação ao tícket médio, 32% pretendem gastar até R$ 200, 20% entre R$ 201 e R$ 350 e 18% acima de R$ 800. 

“O ano de 2018 começou com altas expectativas, mas no decorrer elas foram sendo modificadas. O mercado e, consequentemente os empregos, tiveram altos e baixos, mas a inflação se manteve controlada, na medida do possível. Há casos até de deflação (queda dos preços) e isso traz possibilidades positivas para a expectativa de vendas do Natal, pois com preços menores o consumidor fica mais propenso a ir às compras. Além disso, as eleições trouxeram um novo clima, possibilitando maior confiança ao consumidor”, avalia o economista Rafael Muscari. 

O presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, orienta que é tempo de presentear as pessoas queridas, porém, com consciência. “Em dezembro as pessoas esperam o 13º salário para investir nas festividades. A recomendação é que tomem cuidado na quantia que será gasta, para não ter um início de ano com dívidas. É importante avaliar o que realmente precisa comprar e gastar de acordo com as possibilidades”. 

Metodologia:

Na pesquisa de expectativa de vendas para o Natal, realizada pela Associação Comercial de Sorocaba, foi utilizado o método estatístico de Arkin e Colton, para mensurar a amostra necessária e os resultados. A margem de confiança é de 90%, possibilitando até 10% de erro.


Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

 

Informações para a imprensa:

Larissa Costa – Assessora de Imprensa

(15) 3331-1003 / (15) 99814-5665 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

Facebook: /acsorocaba

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram: @acsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @ComunicaAcso

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE