Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas do varejo ficam estáveis em março, revela balanço da Associação Comercial de São Paulo

Notícias 05 de abril de 2017

Movimento do comércio paulistano ficou praticamente estável frente a março de 2016, com leve recuo de 0,3%; primeiro trimestre de 2017 registrou queda de 3,8%, desempenho melhor do que em janeiro (-5%) e fevereiro (-6,6%) 

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que, em março, o movimento de vendas do varejo paulistano ficou praticamente estável frente a março de 2016, com leve recuo de 0,3%. Já no primeiro trimestre deste ano, o comércio da cidade registrou queda de 3,8% em relação a igual período do ano passado. Os números se referem à média dos dois sistemas (à vista e a prazo).

Os desempenhos de março e do trimestre foram beneficiados pelo dia útil a mais em relação a 2016 e pela base fraca de comparação, visto que as quedas foram de 14,5% e de 14,1% nos dois períodos, respectivamente, no ano passado.

“Os dados refletem o andamento do varejo, que vem registrando retrações cada vez menores. O setor está se recuperando. Menos rapidamente do que gostaríamos, mas está se recuperando”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP. Em janeiro e fevereiro, as quedas médias foram de 5% e de 6,6%, respectivamente.  

“Embora seja clara a tendência de estabilização e alta do varejo – em especial por causa dos cortes na taxa de juros –, não significa que deixaremos de ver números negativos no curto prazo”, pondera Alfieri.  

A prazo X à vista

Em março, as vendas a prazo cresceram 1,9% e as comercializações à vista caíram 2,5%, em relação ao mesmo mês do ano passado. No trimestre, foram registrados recuos de 3,1% (a prazo) e de 4,5% (à vista).

Os resultados melhores das vendas a crédito podem ter sido puxados pelas vendas de eletroportáteis em geral e também de televisores e de kits de conversão digital para TVs, por conta do fim da transmissão analógica em SP. Já as vendas à vista foram prejudicadas pela baixa procura do consumidor por roupas e calçados tanto da moda Primavera-Verão (com o fim dessa estação do ano) quanto da moda Outono-Inverno, que ainda não emplacou porque as temperaturas ainda não baixaram.    

Fevereiro

Em relação a fevereiro, março teve alta média de 21,8% (aumentos de 30,9% nas vendas a prazo e de 12,6% à vista, respectivamente), puxada pelos quatro dias úteis a mais. As comercializações a crédito foram impulsionadas pelos televisores e aparelhos de conversão digital, além dos eletroportáteis.  




Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE