Movimento do comércio paulistano ficou praticamente estável frente a março de 2016, com leve recuo de 0,3%; primeiro trimestre de 2017 registrou queda de 3,8%, desempenho melhor do que em janeiro (-5%) e fevereiro (-6,6%)
O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que, em março, o movimento de vendas do varejo paulistano ficou praticamente estável frente a março de 2016, com leve recuo de 0,3%. Já no primeiro trimestre deste ano, o comércio da cidade registrou queda de 3,8% em relação a igual período do ano passado. Os números se referem à média dos dois sistemas (à vista e a prazo).
Os desempenhos de março e do trimestre foram beneficiados pelo dia útil a mais em relação a 2016 e pela base fraca de comparação, visto que as quedas foram de 14,5% e de 14,1% nos dois períodos, respectivamente, no ano passado.
“Os dados refletem o andamento do varejo, que vem registrando retrações cada vez menores. O setor está se recuperando. Menos rapidamente do que gostaríamos, mas está se recuperando”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP. Em janeiro e fevereiro, as quedas médias foram de 5% e de 6,6%, respectivamente.
“Embora seja clara a tendência de estabilização e alta do varejo – em especial por causa dos cortes na taxa de juros –, não significa que deixaremos de ver números negativos no curto prazo”, pondera Alfieri.
A prazo X à vista
Em março, as vendas a prazo cresceram 1,9% e as comercializações à vista caíram 2,5%, em relação ao mesmo mês do ano passado. No trimestre, foram registrados recuos de 3,1% (a prazo) e de 4,5% (à vista).
Os resultados melhores das vendas a crédito podem ter sido puxados pelas vendas de eletroportáteis em geral e também de televisores e de kits de conversão digital para TVs, por conta do fim da transmissão analógica em SP. Já as vendas à vista foram prejudicadas pela baixa procura do consumidor por roupas e calçados tanto da moda Primavera-Verão (com o fim dessa estação do ano) quanto da moda Outono-Inverno, que ainda não emplacou porque as temperaturas ainda não baixaram.
Fevereiro
Em relação a fevereiro, março teve alta média de 21,8% (aumentos de 30,9% nas vendas a prazo e de 12,6% à vista, respectivamente), puxada pelos quatro dias úteis a mais. As comercializações a crédito foram impulsionadas pelos televisores e aparelhos de conversão digital, além dos eletroportáteis.
Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.