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Vendas no varejo caem 4,5% nos primeiros 75 dias do ano em SP, aponta Balanço de Vendas da Assoc. Comercial

Notícias 16 de março de 2015

São Paulo, 16 de março de 2015. Nos primeiros 75 dias de 2015, as vendas no varejo paulistano recuaram em média 4,55% na comparação com o mesmo período de 2014. A conclusão é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Quando se analisam as vendas a prazo e à vista, separadamente, vê-se que, no período, o tombo foi maior nas vendas à vista (-5,1%), medidas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques).

“Essa queda nas vendas à vista se deu porque o orçamento do consumidor está comprometido, está sendo drenado pelo tarifaço – aumentos de energia, combustível, ônibus, entre outros – e pela alta de preços dos alimentos”, explica Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele completa que, diante desse aperto orçamentário, não sobram recursos para compras, à vista, de produtos como roupas, calçados e artigos para residência.

Já as vendas a crédito, de acordo com o IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo), recuaram 4% nos primeiros 75 dias de 2015, sobre o ano passado. “Esse resultado decorre do aumento da taxa de juros para o combate à inflação, da maior seletividade na concessão de crédito à pessoa física e da queda da confiança do consumidor, que está mais cauteloso quanto a endividamentos”, avalia Amato.

Quinzena

O Balanço de Vendas divulgado hoje também mostra o desempenho do varejo paulistano na 1ª quinzena de março de 2015. Na comparação com o mesmo período de 2014, as vendas à vista e a prazo subiram 1,3% e 4,1%, respectivamente. Os resultados foram positivos porque a 1ª quinzena de março do ano passado é uma base fraca de comparação: o período contou com o Carnaval – portanto, foram dias fracos para o comércio em 2014, com muitos paulistanos deixando a cidade no feriado. 

Já em relação à 1ª quinzena de fevereiro de 2015, as vendas à vista caíram 4,5%. A razão é que não houve sobra de dinheiro diante do aperto no orçamento, com inflação e tarifaço. Outro motivo é que o consumidor está esperando chegar a moda Outono-Inverno. Tudo isso explica inclusive as liquidações prolongadas que são vistas nos comércios de rua e nos shoppings centers.

Já as vendas a prazo aumentaram 8,8% na 1ª quinzena de março de 2015 sobre a 1ª quinzena de fevereiro de 2015, em razão da base fraca de comparação – a 1ª quinzena de fevereiro de 2015 contou com o Carnaval e, portanto, houve esvaziamento no comércio.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, e é baseado em amostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Inadimplência

No período acumulado de 75 dias (1º de janeiro de 2015 a 15 de março de 2015), o IRI - Indicador de Registro de Inadimplentes, que mede o volume de carnês em atraso, apontou recuo de 8,5% sobre igual período de 2014. “A queda reflete a cautela do consumidor paulistano diante do endividamento. Ele se sente menos seguro no emprego, evita comprar a prazo. É um consumidor mais maduro, consciente”, diz Rogério Amato. “Isso mostra que a inadimplência está sob controle e isso deve permanecer, desde que a taxa de desemprego não suba”, completa o presidente da ACSP.

No mesmo período analisado, o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito), que aponta os pagamentos de dívidas, caiu 7,6% ante 2014. A principal explicação é que não há muitas dívidas novas contraídas, diminuindo a necessidade de o consumidor realizar renegociações. Além disso, ele não tem sobra no orçamento para renegociar. 

Veja tabela com todos os dados:


Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 


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