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Vendas no varejo em 2014 caem 4,46% no Estado de SP e 6,41% na capital, diz Associação Comercial

Notícias 11 de fevereiro de 2015

Para 2015, ACSP projeta pequena recuperação no primeiro trimestre, mas desempenho ainda vai ficar no campo negativo

São Paulo, 11 de fevereiro de 2015. Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que, no ano de 2014, o volume de vendas no varejo ampliado do Estado de São Paulo caiu 4,46% sobre o mesmo período de 2013.

No varejo da capital paulista, o tombo foi ainda maior: a queda nas vendas em 2014 foi de 6,41%.

Elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP, o levantamento é feito com base na arrecadação de ICMS fornecida pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo ao IEGV.

“Esses resultados negativos das vendas no ano de 2014, tanto no caso do Estado como da capital, decorrem do menor crescimento dos salários, da redução do crédito destinado ao consumo, dos juros mais altos e dos menores prazos de financiamento, culminando também na queda da confiança do consumidor”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp.

“Em linhas gerais, os resultados do comércio paulista continuam sendo relativamente inferiores aos nacionais, devido aos efeitos mais intensos da contração do emprego industrial. E o progressivo aumento da importância do interior concorre para a geração de resultados abaixo da média estadual para o caso da capital”, completa o presidente da ACSP.

Projeção 1º trimestre 2015 

O Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP também elaborou um modelo de previsão do comportamento cíclico das vendas dos varejos paulista e paulistano nos primeiros três meses de 2015, com base na evolução do Índice de Confiança do Consumidor do Estado de São Paulo (ICC), desenvolvido pelo Instituto IPSOS.

“O indicador mostra tendência de certa recuperação para o primeiro trimestre de 2015, mas o desempenho ainda vai ficar no campo negativo”, observa Rogério Amato.

No Estado, a pesquisa indica que, para janeiro, deverá ser registrada queda de 4,4% no volume de vendas – trata-se da variação acumulada em 12 meses (resultado anualizado). Em fevereiro, o recuo deverá ser de 4,51% e, em março, de 3,71%, também considerando-se a variação acumulada em 12 meses.

O comportamento projetado para o comércio da cidade de São Paulo segue a mesma tendência, porém indica quedas mais intensas, de 6,32% em janeiro, de 6,03% em fevereiro e de 4,68% em março. 

Tabelas - ciclos das vendas no Estado e na capital de janeiro/2010 a março/2015: 
http://mkt.acspservicos.com.br//digital/imprensa/ciclos.pdf 

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

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