Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vice presidente da Acim aponta queda nas devoluções

Notícias 26 de março de 2014

Baseado em levantamento realizado pela Boa Vista Serviços, o segundo vice presidente da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Gilberto Joaquim Zochio, considerou como positivo o saldo apresentado no mês de fevereiro, quando o número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados, atingiu 1,95%, diante dos 2,07% registrados em janeiro, apresentando queda depois de alta acentuada. “Muitos comerciantes ainda trabalham com uma grande quantidade de cheques”, disse o dirigente mesmo sabendo que o comércio atualmente está num crescente quanto ao uso dos cartões de crédito, débito e de benefícios. 

Segundo o vice presidente da Acim o índice apresentado no mês passado é maior do que o observado em fevereiro de 2013, quando o percentual foi de 1,87%. No primeiro bimestre deste ano, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atingiu 2,01%, apresentando alta em comparação ao percentual registrado em 2013 (1,93%). “Os cheques ainda são um importante instrumento de negociação entre comerciantes e consumidores”, admite o dirigente da Acim que pede cautela entre os empresários quando negociar com cheques. “Existem mecanismos de verificação e monitoramento dos cheques”, falou ao apontar o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Acim como sendo um importante instrumento neste sentido.

Ainda baseado nas pesquisas da Boa Vista Serviços, os números mostram que no acumulado em 2014 contra o mesmo período do ano anterior, os cheques devolvidos (segunda devolução) recuaram 4,3% enquanto os cheques movimentados diminuíram 8,3%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, o segundo vice presidente da Acim observa que a devolução foi 6,0% menor para as pessoas físicas e 0,4% maior para as pessoas jurídicas. “O número de cheques devolvidos recuou 11,2% na comparação mensal, assim como os cheques movimentados também apresentaram queda (5,8%), o que contribuiu para a redução do índice”, comentou Gilberto Joaquim Zochio.

Outro aspecto lembrado pelo dirigente da Acim é quanto a questão de segurança. Segundo ele alguns cheques emitidos são falsos ou roubados. “Nestes dois casos é possível evitar o recebimento”, garantiu o segundo vice presidente ao lembrar do sistema de monitoramento do SCPC da Acim. “A partir do momento que o dono do cheque informa que foi roubado ou furtado, a partir deste instante qualquer movimentação com os talonários roubados é possível monitorar”, explicou ao sugerir aos comerciantes que antes de efetivar uma negociação com cheques, que consulte o banco de dados do SCPC para ter mais segurança e ter uma inadimplência menor.

Contato com a Imprensa
Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação
Tel: (14) 3454.5072
E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE