O vice-presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, considerou importante a elevação de 0,9% no volume de serviços prestados, de acordo com pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE). “Esse crescimento chega a 9,4% no acumulado do ano de 2022 e 11,7% no acumulado dos últimos 12 meses”, falou o dirigente mariliense em tom de animação, com início do segundo semestre do ano que normalmente é melhor que o primeiro. “Os números mostram que o primeiro semestre é mais para pagar impostos do que prosperar”, falou o dirigente ao se surpreender com os índices em razão da pandemia, ainda em desenvolvimento. “Muita gente pensa que já acabou e não é verdade”, alertou. “Estamos numa fase de relaxamento em virtude das vacinas”, explicou.
O volume de serviços cresceu no país 0,9% na passagem de abril para maio deste ano. A alta veio depois de uma queda de 0,1%. Com o resultado de maio, o setor de serviços está 8,4% acima do patamar de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia. No entanto, o segmento ainda está 2,8% abaixo do ponto mais alto da série histórica obtida em novembro de 2014. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que monitora o comportamento do verejo em geral. Na comparação com maio de 2021, houve alta de 9,2%, a 15ª taxa positiva consecutiva neste tipo de comparação. Os serviços tiveram ainda crescimento de 9,4% no acumulado do ano e de 11,7% no acumulado de 12 meses.
De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge essa elevação deve ajudar no mês de agosto quando acontecerá a celebração do Dia dos Pais, considerado entre os melhores períodos de vendas, atrás apenas do Natal e Dia das Mães, e as datas estimulam o aumento de serviços. “Tem gente que acha o Dia dos Namorados melhor para o comércio do que o Dia dos Pais”, falou sem ter a certeza de qual data gera mais movimento entre as lojas da cidade. “O Dia das Criança, certamente vem atrás destes dois momentos”, afirmou com segurança, por entender, que o Dia das Crianças é mais segmentado em outubro.
As cinco atividades de serviços pesquisadas pelo IBGE tiveram alta de abril para maio, com destaque para transportes (0,9%), que se recuperou parcialmente da queda de 2,5% observada na passagem de março para abril. Outras altas vieram das atividades de informação e comunicação (0,9%), outros serviços (3,1%), profissionais, administrativos e complementares (1,0%) e serviços prestados às famílias (1,9%). O índice de atividades turísticas cresceu 2,6% em relação a abril, sua terceira alta consecutiva. Nesses três meses, o segmento acumulou um ganho de 11,7% e está apenas 0,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.
Na opinião do dirigente no visual percebe-se entre as lojas da região central um grande volume de pessoas, afinal, só se apresenta no comércio quem irá comprar, pesquisa (intenções de compra), ou quitar dívidas. Não sendo diferente entre os shoppings e galerias de lojas, o que confirma, segundo o dirigente da associação comercial, a elevação dos índices de movimento entre as lojas. “Os números estão confirmando aquilo que é possível verificar nos principais corredores comerciais da cidade”, constatou o vice-presidente de diretoria que acredita num segundo semestre, para o comércio em geral, melhor do que os anteriores. “E nem vamos apontar o período eleitoral que pode influenciar de alguma forma”, lembrou.
LEGENDA – O vice-presidente da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, fala sobre a elevação das vendas
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Carlos 120722
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao