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ACIG orienta como lidar com clientes inadimplentes

Notícias 06 de junho de 2022

A inadimplência é algo que margeia as relações comerciais, trazendo prejuízo para  comerciantes/empreendedores e, muitas vezes, constrangimento para o consumidor. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Mauro José de Sá, infelizmente a inadimplência faz parte da vida do empreendedor, do comerciante e prejudica a economia.
“O índice de inadimplência já era algo que nos preocupava e no auge da pandemia o que se viu foi um impacto muito grande na renda familiar. Vieram o desemprego, a alta de preços, as portas se fechando e a inadimplência aumentando”, disse o dirigente.
Mauro comentou que, no cenário pandêmico, os débitos não quitados atingiram também o empreendedor que, de repente, se viu numa lista negra. Hora sem recursos para quitar débitos , hora sem recursos para fazer o empreendimento caminhar.
Foi um período de idas e vindas em instituições financeiras, de busca de crédito, de procura por programas do governo que ofereciam crédito, ajuda.
“Foi uma época muito difícil e ainda enfrentamos as mazelas do período. A economia ainda não se restabeleceu e tentamos nos levantar. Quando falo tentamos, falo dos empreendedores, dos comerciantes. Estes ainda se veem as voltas com a inadimplência de seus clientes”, falou o dirigente.
Segundo o presidente da ACIG, o comércio deve ficar em estado de alerta e, mais que nunca, desenvolver estratégias para recuperar crédito.
“A Associação realiza um serviço de proteção ao crédito, que os associados podem pesquisar, ver o perfil do cliente, saber se pode investir no crédito. Existem várias medidas que podem minimizar os prejuízos. Temos aquele consumidor que se torna inadimplente por uma eventualidade e tudo isso deve ser considerado”, falou o presidente.
O superintendente da Acig, Fábio Dias, coloca que cada consumidor tem um comportamento quando se vê em dívidas, tendo aqueles que buscam contato e tentam um acordo e os que ignoram os débitos.
“O que sempre orientamos é que os comerciantes é que precisam notificar o cliente sobre o débito. No entanto tem sempre aquela questão do bater frente a frente. Nem todo mundo que está com débito atrasado gosta de ser lembrado disso. Isso acaba criando situações constrangedoras, por isso os órgãos de proteção ao crédito como a Boa Vista SCPC oferecem esse serviço e ficam responsáveis por notificar os consumidores sobre débitos em atraso”, falou o superintendente salientando que a ACIG dispõe desse serviço.
O presidente Mauro José de Sá enumera algumas dicas para lidar com os
clientes inadimplentes.
“Não temos a fórmula mágica. Tentamos mediar, mas algumas medidas podem minimizar os prejuízos ou os futuros débitos”, falou ele.
Confiram as dicas passadas pelo dirigente garcense:
1) Crie e mantenha uma régua de cobrança ativa;
2) Entenda o perfil do cliente antes de fazer a primeira cobrança;
3) Avise que existe uma pendência financeira, ao cliente, que precisa ser paga;
4) Ofereça alternativas para pagamento;
5) Aposte na tecnologia para facilitar o processo;
6) Deixe claro os benefícios que serão perdidos na quebra de contrato.
7) Mas, se nada disse resolver, negative e procure meios legais de cobrança.
8) A ACIG pode oferecer mais informações através dos números (14) 3471-0480 ou (14)99175-0630

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