Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acig parabeniza o Corpo de Bombeiros de Garça

Notícias 05 de julho de 2022

No último dia 02 de julho foi comemorado o dia Nacional dos Bombeiros e, em comemoração a esta data, a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG parabenizou o Corpo de Bombeiros de Garça.

“São profissionais importantes, que muitas vezes arriscam a própria vida para garantir a nossa segurança. Os bombeiros atuam muito além do apagar incêndios. Eles atuam em várias frentes e a destreza deles é fundamental para salvar vidas”, disse o presidente da ACIG, Mauro José de Sá.

Ao parabenizar a corporação garcense o dirigente lembra que a associação já realizou diversas ações em parceria com a mesma e isto é importante dentro do cenário social do município. No ano passado a Acig entregou oito rádios digitais para o Corpo de Bombeiros de Garça. 

“O trabalho deles é muito importante no desenvolvimento do nosso trabalho. Como exemplo posso citar a Incubadora de Empresas, que recebeu o AVCB, mas que para isso, teve que se atentar as normas por eles cobradas. É questão de segurança, é importante”, frisou Mauro lembrando um pouco do trabalho dos bombeiros, que também atuam em causas sociais e trabalhos educativos.

A história do Corpo de Bombeiros começou em 1856, no dia 2 de julho. O Decreto, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Foram reunidas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra).

O primeiro serviço contra incêndios era responsável por orientar medidas de socorro, cabendo a equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo. Apesar dos equipamentos utilizados serem rudimentares, a cidade já não se mobilizava desordenadamente. Aos poucos, ia-se organizando o núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.

Os arsenais deixaram de ser os únicos responsáveis pelos incêndios, embora contassem com melhores equipamentos e pessoal mais especializado, possuíam a colaboração da Repartição de Obras Públicas e de funcionários da Casa de Correção.
Naquela época, o sinal de fogo era dado por tiros de peças do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada. Em seguida, o toque era convencionado do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicando o lugar do sinistro.
Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e, foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

Em Garça o Corpo de Bombeiros foi criado em março de 1985.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE