José Augusto Gomes, superintendente da Acim, faz novo alerta sobre golpe no comércio
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O superintendente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, José Augusto Gomes, está alertando os comerciantes em geral para que fiquem atentos sobre contatos telefônicos de “golpistas”, que tentam enganar o lojista sobre a cobrança indevida através do nome da “Fonefácil”, uma das parceiras da associação comercial. “A Fonefácil não faz cobranças desta maneira”, disse o dirigente ao fazer o alerta, deste comportamento inovador por parte dos bandidos. “O golpe é o mesmo, mas a justificativa mudou”, ressaltou ao recepcionar na sede da entidade Davi César Esteves, da Fonefácil, e conversar a respeito. De acordo com o dirigente associativo o comerciante recebe um telefonema e é informado da existência de uma pendência, e que se ela não for liquidada a empresa, ou o proprietário, serão negativados e que terão problemas com restrições cadastrais. “Esse comportamento é semelhante através de cartórios, empresas de crédito fantasma, cobranças bancárias falsas e outros tipos de “armações” para enganar o comerciante”, disse. “A pressão é grande, os argumentos são ameaçadores, mas é tudo mentira”, alertou José Augusto Gomes. “Dai a importância de estar organizado e buscar informações antes de realizar qualquer pagamento”, explicou. “Uma vez pago, não se recupera mais o dinheiro”, avisou. Os golpes através de cobranças falsas são comuns no comércio em geral. Bandidos aleatoriamente escolhem uma empresa e passam a pressiona-la sobre uma cobrança falsa. O comerciante desorganizado e preocupado em manter o próprio nome e o CNPJ da empresa sem restrições, é convencido a depositar um determinado valor numa conta “fantasma”, e a partir do pagamento os “bandidos” somem. “É tudo falso, por isso, quando receber uma ligação ou correspondência duvidosas, procure o contrato ou origem do débito e não havendo não pague”, orientou José Augusto Gomes que constantemente recebe comerciantes que são assediados por este tipo de cobrança falsa. Na opinião do dirigente da Acim o empresário precisa ser organizado para poder, rapidamente, esclarecer a situação. “Não adiante telefonar nos números da cobrança, ou do identificador de chamadas, pois tudo faz parte da “armação”, e de nada adiantará”, argumentou ao sugerir na dúvida, que entre em contato com a Acim que tem condições de rastrear os dados da empresa que se diz credora. “Neste caso utilizando a Fonefácil é a primeira vez que acontece”, comparou. “Mas existem nomes de associações, sindicatos, entidades e empresas “fantasmas”, que são utilizadas de forma semelhante, exatamente para confundir o empresário”, destacou o dirigente que faz constantemente esse tipo de alerta aos comerciantes em geral, para que não sejam enganados. Neste caso específico envolvendo a Fonefácil os comerciantes interessados em constatar os fatos, pode entrar em contato diretamente com Davi Cesar Esteves, através do número telefônico (14) 3433-9000. “Não se deve fazer nada, nenhum pagamento, sem tomar informações do que está acontecendo”, alertou José Augusto Gomes ao lamentar o fato de alguns comerciantes, no desespero, se livrarem logo da cobrança, efetuando o pagamento para depois verificar o que se trata. “Primeiro busque documentos que comprovem o débito e depois, entre em contato com a Acim ou direto com a Fonefácil, neste caso”, sugere o superintende da associação comercial. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |