Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acim alerta para telefonemas falsos

Notícias 04 de outubro de 2016

José Augusto Gomes, superintendente da Acim, faz novo alerta sobre golpe no comércio
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, José Augusto Gomes, está alertando os comerciantes em geral para que fiquem atentos sobre contatos telefônicos de “golpistas”, que tentam enganar o lojista sobre a cobrança indevida através do nome da “Fonefácil”, uma das parceiras da associação comercial. “A Fonefácil não faz cobranças desta maneira”, disse o dirigente ao fazer o alerta, deste comportamento inovador por parte dos bandidos. “O golpe é o mesmo, mas a justificativa mudou”, ressaltou ao recepcionar na sede da entidade Davi César Esteves, da Fonefácil, e conversar a respeito.

De acordo com o dirigente associativo o comerciante recebe um telefonema e é informado da existência de uma pendência, e que se ela não for liquidada a empresa, ou o proprietário, serão negativados e que terão problemas com restrições cadastrais. “Esse comportamento é semelhante através de cartórios, empresas de crédito fantasma, cobranças bancárias falsas e outros tipos de “armações” para enganar o comerciante”, disse. “A pressão é grande, os argumentos são ameaçadores, mas é tudo mentira”, alertou José Augusto Gomes. “Dai a importância de estar organizado e buscar informações antes de realizar qualquer pagamento”, explicou. “Uma vez pago, não se recupera mais o dinheiro”, avisou.

Os golpes através de cobranças falsas são comuns no comércio em geral. Bandidos aleatoriamente escolhem uma empresa e passam a pressiona-la sobre uma cobrança falsa. O comerciante desorganizado e preocupado em manter o próprio nome e o CNPJ da empresa sem restrições, é convencido a depositar um determinado valor numa conta “fantasma”, e a partir do pagamento os “bandidos” somem. “É tudo falso, por isso, quando receber uma ligação ou correspondência duvidosas, procure o contrato ou origem do débito e não havendo não pague”, orientou José Augusto Gomes que constantemente recebe comerciantes que são assediados por este tipo de cobrança falsa.

Na opinião do dirigente da Acim o empresário precisa ser organizado para poder, rapidamente, esclarecer a situação. “Não adiante telefonar nos números da cobrança, ou do identificador de chamadas, pois tudo faz parte da “armação”, e de nada adiantará”, argumentou ao sugerir na dúvida, que entre em contato com a Acim que tem condições de rastrear os dados da empresa que se diz credora. “Neste caso utilizando a Fonefácil é a primeira vez que acontece”, comparou. “Mas existem nomes de associações, sindicatos, entidades e empresas “fantasmas”, que são utilizadas de forma semelhante, exatamente para confundir o empresário”, destacou o dirigente que faz constantemente esse tipo de alerta aos comerciantes em geral, para que não sejam enganados.

Neste caso específico envolvendo a Fonefácil os comerciantes interessados em constatar os fatos, pode entrar em contato diretamente com Davi Cesar Esteves, através do número telefônico (14) 3433-9000. “Não se deve fazer nada, nenhum pagamento, sem tomar informações do que está acontecendo”, alertou José Augusto Gomes ao lamentar o fato de alguns comerciantes, no desespero, se livrarem logo da cobrança, efetuando o pagamento para depois verificar o que se trata. “Primeiro busque documentos que comprovem o débito e depois, entre em contato com a Acim ou direto com a Fonefácil, neste caso”, sugere o superintende da associação comercial.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE